Proficiência e Equivalência em Língua Estrangeira

 

Informamos que, a partir do ano de 2018, as provas de proficiência de leitura em língua estrangeira para alunos da pós-graduação da UFRGS estão sob responsabilidade exclusiva da Comissão de Avaliação de Proficiência de Leitura em Línguas Estrangeiras (CAPLLE/UFRGS). 

 

Informamos ainda que: 

- A proficiência em língua inglesa é obrigatória para alunos de Mestrado e Doutorado.

- Doutorandos devem ter proficiência em uma segunda língua estrangeira, podendo ser alemão, espanhol, francês ou italiano.

- Alunos estrangeiros devem possuir proficiência em língua portuguesa, obrigatoriamente.

 

Informações adicionais podem ser obtidas junto  a CAPLLE pelo telefone 3308 7355 ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Home Page: www.ufrgs.br/caplle.

 

Solicitação de equivalência 

Para alunos que realizaram a prova de proficiência em outra Instituição e foram aprovados, é possível solicitar a equivalência conforme informações disponíveis na página da PROPG clicando aqui.

Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

O CELPE-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

CELPE-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. Internacionalmente, é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

O exame CELPE-Bras testa a habilidade de comunicação oral e escrita em Português do Brasil em uma variedade de situações do cotidiano. Por meio de um único exame, são avaliados quatro níveis de proficiência: Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior.

Maiores informações sobre o CELPE-Bras aqui