Internacionalização/PPGQ

(Quadro resumido de colaborações PPGQ)

 

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFRGS recebeu o conceito 7 (sete) na mais recente avaliação quadrienal da CAPES, posição esta que vem sendo mantida nas últimas três avaliações e que consolida a posição do PPGQ/UFRGS como um dos melhores Programas de Pós-Graduação em Química do País.

Esta posição de destaque obtida pelo PPGQ deve-se, principalmente, à excelência de seu corpo docente e discente, o que resulta em um impacto direto na qualidade de sua produção científica. A excelência acadêmica apresentada pelo PPGQ tem também levado à uma crescente internacionalização de suas atividades, resultando em um número expressivo de interações com instituições e grupos de pesquisa de diversos países ao redor do mundo, particularmente Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, França, Áustria, Israel, Itália, Holanda, Espanha, Dinamarca, República Tcheca, Ucrânia, China, Argentina, Uruguai e Chile. As ações de internacionalização ocorrem em diversos graus e modalidades, compreendendo o recebimento de pesquisadores estrangeiros para missões de trabalho, oferecimento de cursos e palestras, o envio de estudantes para estágios de doutorado-sanduíche no exterior, desenvolvimento de projetos de pesquisa internacionais com apoio formal de agências de fomento brasileiras e internacionais, bem como a assinatura de protocolos de cooperação e convênios de dupla diplomação de doutorado.

Essas diversas interações tem resultado em um intenso intercâmbio de pesquisadores brasileiros em universidades e centros de pesquisa no exterior, bem como na vinda de diversos pesquisadores renomados para participar de discussões científicas na UFRGS, os quais também ministraram cursos e palestras. A título de exemplo, considerando-se apenas os últimos 5 anos, docentes do PPGQ ministraram mais de 80 palestras em congressos científicos internacionais e em Instituições no exterior, enquanto que mais de 60 palestras de pesquisadores estrangeiros foram apresentadas à comunidade do IQ/UFRGS.