O aluno aprovado no processo seletivo do PPGQ tanto no Mestrado como no Doutorado poderá ingressar como Aluno Regular ou Aluno Especial (Resolução 13/2017). Salientamos que período na modalidade de aluno especial é de até 01 ano, mas a qualquer momento o aluno poderá solicitar o ingresso como regular. Contudo, após o período de 01 ano o aluno deverá obrigatoriamente ingressar na condição de aluno regular. Não ingressando como aluno regular perderá seu vínculo como aluno especial do PPGQ.
Na modalidade de aluno especial destacamos que:
- Os prazos para defesa não estão sendo contabilizados
- As disciplinas cursadas nesse período serão automaticamente aproveitadas quando do ingresso como aluno Regular
- O aluno pode assistir aos Seminários Obrigatórios e assinar o caderno de presenças para que estes sejam contabilizados na contagem quando do ingresso como aluno Regular
Salientamos ainda:
- Caso um aluno seja aprovado na Seleção e esteja apto a receber a Bolsa (conforme classificação e disponibilidade), este deverá ingressar obrigatoriamente como Aluno Regular, tendo em vista que o Aluno Especial não pode receber Bolsa.
- Caso um aluno seja aprovado na Seleção e, naquele momento não tiver bolsa disponível, o mesmo pode ingressar como Aluno Especial e, assim que esta for disponibilizada (conforme classificação) ingressará como Aluno Regular para que a implementação possa ser realizada. A classificação é válida até o início de um novo processo seletivo.
- A matrícula em disciplinas de outros Programas de Pós-Graduação da UFRGS só pode ser solicitada por alunos regulares.
- A solicitação e a impressão do comprovante de matrícula pelo portal do aluno só podem ser realizadas pelos alunos regulares. Os alunos especiais deverão solicitá-las através do e-mail do PPGQ (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
- O auxílio financeiro para participação em evento no país ou no exterior somente poder ser solicitados pelos alunos regulares do PPGQ.
Para outras modalidades, consultar a Resolução 62/2018 do CEPE/UFRGS.