CAPES/PrInt

 

O QUE É?

Projeto Institucional para fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas; Estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação; Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação das instituições contempladas; Promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional; Fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional; e Integrar outras ações de fomento da Capes ao esforço de internacionalização.

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

Docentes e discentes do PPGQ que desenvolvam atividade de pesquisa colaborativa com grupos de pesquisa internacionais dentro das áreas temáticas estabelecidas pela UFRGS e que o PPGQ está inserido (abaixo). Ainda, Docentes e discentes que desejam participar de congressos científicos internacionais dentro destas áreas temáticas e que sejam de relevância para internacionalização do PPGQ.

 

Temáticas que o PPGQ participa

1. Desenvolvimento sustentável; diversidade; mudanças climáticas; sustentabilidade ambiental, social e econômica, incluindo aspectos éticos e legais.

2. Integração entre ciência básica, tecnologia da informação, engenharia, artes e matemática [STEAM].

3. Impacto, desenvolvimento e inserção das novas tecnologias, inteligência artificial e robótica, tecnologias da informação e robótica no futuro do trabalho.

5. Energia do futuro, novos combustíveis, inclusive recicláveis.

7. Cadeia da alimentação e agricultura, segurança alimentar.

8. Formação de recursos humanos de alto nível, tendo em vista a necessária diversidade e a habilitação para transformações incrementais e culturais que sejam capazes de levar o Brasil a um novo paradigma de desenvolvimento sócio-econômico, vinculado à agregação de conhecimento em todos os setores da sociedade.

 

Proposta do PPGQ no Programa CAPES/PrInt aqui.

Palestra Prof. Dr. Jairton Dupont "Impactos do programa institucional de internacionalização PrInt/CAPES na UFRGS" realizada em 02/05/2019 aqui.

 

Editais PrInt internos abertos via PROPG

- Edital 001/2019 - Missões de Trabalho, Missões Individuais, Atividades e Apresentações

- Edital 002/2019 - Bolsas de Doutorado Sanduíche

  • Adendo Edital 002/2019 - 06/06/2019
  • Conforme Adendo nº 2 ao Edital 002/2019 (aqui), o “Termo de compromisso” foi substituído pelo  “Termo de outorga e aceite de bolsa”. A página nº 06 (procuração) permanece inalterada e deverá ser registrada e ter firma reconhecida em Cartório no Brasil. A página nº 5 deverá possuir assinaturas originais, não sendo necessário o registro nem firma reconhecida em cartório. Baixe aqui o modelo de “Termo de outorga e aceite de bolsa” que deverá obrigatoriamente ser entregue pelos candidatos selecionados. A entrega poderá ser efetuada após a divulgação do resultado da seleção pela PROPG.

- Edital 003/2019 - Professor Visitante no Exterior

Edital 005/2019 - Professor Visitante no Brasil

 

Mais detalhes no site da PROPG e CAPES.