CROMATOGRAFIA DE PERMEAÇÃO EM GEL
LASEC - Laboratory
of Size Exclusion Chromatography
Rede de Cromatografia e Espectrometria de Massa - RCEM

O Laboratório de Cromatografia por Exclusão de Tamanho é um dos laboratórios associados à Central Analítica do Instituto de Química e, portanto, possui um caráter multiusuário atendendo a toda a comunidade do IQ, assim como, outras unidades e centros universitários.

O Laboratório dispõe de dois cromatógrafos líquidos para determinação de massa molar de polímeros em meio aquoso e orgânico, especificados a seguir:
- Cromatógrafo de exclusão de tamanho Viscotek, constituído de um módulo de GPCmax VE-2001 (bomba, desgaseificador e auto-sampler) e sistema de multi-detectores TDA-302 (UV, RI, viscosímetro e a dispersão de luz). O sistema opera em tetraidrofurano (THF).
- Cromatógrafo de exclusão de tamanho Viscotek, constituído de um módulo de GPCmax VE-2001 (bomba, desgaseificador e auto-sampler) e detector de índice de refração. O sistema opera em meio aquoso.

Responsável Institucional:
Prof. Dr. César Liberato Petzhold