Antônio Mirabile

    É conservador de obras de arte sobre papel e consultor em conservação preventiva. Membro ativo do INCCA (Rede Internacional de Conservação de Obras de Arte Contemporâneas), ICOM (Conselho Internacional de Museus) e Blue Shield (Escudo Azul). Trabalhando regularmente para os Museus da França e para a Fundação Guerlain, especialmente com desenhos de arquitetura e obras de arte contemporâneas.

    Como consultor da UNESCO, trabalhou em vários projetos de conservação de obras de arte em papel no Iêmen, Egito, Mongólia, República Popular Democrática da Coréia, Uzbequistão e Mauritânia. Atualmente ele divide suas atividades profissionais entre missões da UNESCO, trabalhos de conservação preventiva, tratamentos de conservação de obras de arte sobre papel e pesquisa científica, em especial com a Universidade de Florença, na Itália, onde está envolvido no desenvolvimento de métodos inovadores a fim de melhorar os métodos de trabalho. Além disso, desde 2006 colabora na formação de profissionais no Brasil no campo da conservação preventiva e conservação de obras de arte sobre papel, através de treinamentos de curta duração e da oferta de disciplinas na Pós-Graduação em universidades públicas. É autor de mais de 30 artigos científicos e de dois manuais publicados pela UNESCO.

 

Gabriella Di Carlo

    Dra. em Química, é pesquisadora do Instituto de Estudos de Materiais Nanoestruturados (ISMN) do Conselho Nacional de Pesquisa da Ítalia (CNR) em Montelibretti (Roma) e seus principais interesses de pesquisa incluem o desenvolvimento de materiais e métodos inovadores para a conservação sustentável e fruição do patrimônio cultural, para fabricação e para aplicações ambientais. Ela tem uma experiência consolidada no desenvolvimento, síntese e caracterização de materiais nanoestruturados com características nano-químicas, estruturais e morfológicas projetadas e em estudos de superfície.

    Suas atividades de pesquisa também são dedicadas à identificação dos processos de degradação atuando em micro e nanoescala e à síntese e validação de materiais de proteção inteligentes com propriedades sensíveis aos estímulos para inibir os processos de corrosão para uma conservação duradoura e segura de obras de arte. Ela foi e é responsável pelo CNR-ISMN Montelibretti de projetos nacionais e europeus, como os projetos H2020 NANORESTART e H2020 InnovaConcrete em andamento. Ela é coautor de cerca de 60 trabalhos em revistas ISI internacionais que receberam mais de 2000 citações e com um índice H de 22 (Google Scholar).

 

 

Keli Cristina Scolari

Conservadora e Restauradora no Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) desde 2011, atuando principalmente nas seguintes áreas: conservação e restauração de madeira, pintura e papel. Participa em projetos de extensão, ensino e pesquisa na UFPEL e possui várias publicações na área da conservação e restauração.

Possui Graduação em Artes Plásticas - Bacharel em Escultura – Universidade Federal de Rio Grande do Sul - UFGRS (1995), Especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis – Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2006), Especialização em restauração em Cantaria no Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada - CECI (2005). Mestrando no Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural – ICH – UFPEL (2012), atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural – ICH – UFPEL. É membro diretoria da Associação dos Conservadores Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul - ACOR-RS e associada da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais - ABRACOR desde 2000, é Membro do Conselho Internacional de Museus - ICOM.

 

 

Naida Maria Vieira Corrêa

    Naida Maria Vieira Corrêa, é natural de Dom Pedrito.Especialização em Conservação de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Licenciada em Desenho e Plástica pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior, FEEVALE. Foi Presidente da Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande – ACORRS por duas gestões, atualmente é Vice-Presidente. Membro da Diretoria da ABRACOR. 

    Membro do Conselho consultivo do Museu José Joaquim Felizardo, Porto Alegre. Coordenadora do Núcleo de Restauro e atuando como Conservadora e Restauradora do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS, também é integrante da Comissão de Acervo desta instituição. Conservadora e Restauradora do Acervo da Secretaria Municipal da Cultura – SMC de Porto Alegre de 1993 a 1997.

 

 

Piero Baglioni

Piero Baglioni é diretor da Físico-Química no Departamento de Química da Universidade de Florence desde 1994. Ele foi selecionado como Professor/Cientista visitante pelo departamento de Química da Universidade de Houston, o instituto Weizmann, o Collège de France, e o M.I.T.

Atualmente é Diretor do Centro Nacional para Nanociências (CSGI) e está em equipes editoriais/conselheiras de várias revistas, sendo membro de várias instituições internacionais.

Piero Baglioni é autor de mais de 500 publicações em revistas internacionais e em mídias de alta divulgação. Possui 25 patentes aceitas na Europa. É o Coordenador do Projeto NANORESTART, fomentado pela União Europeia através do Programa Horizon 2020.

 

 

Thiago Sevilhano Puglieri

    Graduado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e possui mestrado e doutorado na área de Físico-Química pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio na Universidade de Aveiro (UA) em Portugal. Atualmente é professor no curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP), na mesma Instituição.

    Seus estudos, desde o mestrado, apresentam ênfase em Espectroscopia Vibracional nos seguintes temas: conservação do patrimônio cultural (investigações do efeito de microambientes na degradação de materiais do patrimônio cultural) e caracterização química de bens culturais, visando tanto sua conservação-restauração quanto a verificação de sua autenticidade (química forense). Já investigou obras como desenhos de Tarsila do Amaral, reprodução de Maurice Utrillo, pintura de Emmanuel Nassar, Alfredo Volpi e Amedeo Modigliani, policromias de imaginárias, desenhos de Guignard, objetos pertencentes a Carmen Miranda, entre outros, e tem orientado alunos de mestrado, iniciação científica e co-orientado em nível de doutorado, atuando especialmente junto de químicos, conservadores-restauradores e museólogos.