Atualmente existe uma falta de metodologias eficientes para a conservação de obras de arte moderna e contemporânea, devido a isso, várias obras sofrem processos de degradação extremamente rápidos, e futuramente muitas destas obras não estarão mais acessíveis a sociedade em um tempo muito curto, deixando-nos com uma lacuna na história contemporânea e moderna.
O Simpósio NANORESTART que está vinculado ao Projeto NANORESTART, busca solucionar a questão da conservação de obras de arte, através do desenvolvimento de novos produtos químicos e meios para melhorar o estado da arte da ciência da conservação.
O Projeto NANORESTART (Nanomateriais para a Restauração de Obras de Arte) é fomentado pela União Européia através do Programa Horizon 2020, contando com uma equipe de professores e pesquisadores de 29 Instituições da Europa, EUA, México e Brasil. É dedicado ao desenvolvimento de nanomateriais que possam garantir a proteção ao longo prazo e a segurança do patrimônio cultural moderno/contemporâneo, levando em conta os riscos ambientais e humanos, viabilidade e custos de materiais.
O Simpósio NANORESTART promoverá a disseminação dos conhecimentos de produtos e técnicas do "Estado da Arte" para a conservação e restauração de obras de arte, tendo um foco especial na nanotecnologia. Esse processo será promovido através da realização de palestras e workshops, em conjunto com uma sessão de pôsteres. Contará com a participação do Coordenador do Projeto NANORESTART Piero Baglione (Itália) e de palestrantes membros do Projeto NANORESTART oriundos da Itália e França, bem como palestrantes nacionais.