Palestra – Antônio Mirabile
Alquil carbonato e organo-gel: um novo sistema para a remoção de fitas adesivas sobre desenhos com tintas contemporâneas
A remoção de fitas adesivas, normalmente usadas em métodos rápidos de reparos, é uma das preocupações mais comuns durante a restauração dos desenhos contemporâneos. De fato, fitas adesivas envelhecidas no papel podem causar danos e afetar negativamente a leitura, interpretação e apreciação de um desenho, como por exemplo, o amarelecimento, migração, alastramento e espalhamento da tinta da obra. A remoção destes materiais, em particular quando eles estão em contato com tintas contemporâneas, como as de canetas esferográficas, hidrográficas e de impressoras jato de tinta, tem que ser considerada cuidadosamente, pois os desafios apresentados por essas obras podem não ser resolvidos com sucesso por meio do uso de métodos e materiais tradicionais.
O presente estudo investiga alternativas para a remoção de fitas adesivas envelhecidas em obras contemporâneas com o uso de uma nova geração de solventes alquil carbonatos, em especial o dietil carbonato. Este solvente apresenta uma baixa toxicidade para usuários e imediata biodegradabilidade e, quando usado livre ou carregado em um organogel, possibilita a remoção das fitas adesivas sem causar espalhamento da tinta, manchas e linhas amareladas no papel. A caracterização das tintas e das fitas adesivas, assim como o processo de remoção, foi estudada através de Microscopia Ótica, Espectroscopia Raman Amplificada por Superfície (SERS), Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Espectroscopia por Fluorescência de Estado Estacionário e Microscopia Confocal, permitindo introduzir o uso do dietil carbonato no grupo de materiais para conservação.
Todas as Datas:
- 9 de Novembro de 2017 10:46 - 12:00
Fornecido por iCagenda