Palestra – Piero Baglioni

Categoria :
Primeiro dia
Data:
9 de Novembro de 2017 09:31 - 10:45

Materiais e métodos para a conservação do Patrimônio Cultural

    

       A Ciência de coloides e superfícies têm sido disciplinas fundamentais em muitas áreas de aplicações  e o conhecimento básico de coloides tem sido aplicado em vários tipos de indústria como: farmacêutica, de detergentes, de tintas e indústria de alimentos. É necessário o controle preciso na estrutura e dinâmica dos coloides para transferir o conhecimento de escala laboratorial para aplicações de campo. Isto será possível em um futuro próximo, com o desenvolvimento de sistemas organizados hierarquicamente sofisticados, onde a combinação de componentes individuais em um modo sinérgico ou ortogonal proporciona melhores performances para as aplicações finais pretendidas.

       O nosso grupo de pesquisa de Florença atuou como pioneiro na descoberta de materiais macios e na ciência dos materiais para diversas áreas. A mais exótica é a conservação do patrimônio cultural na qual o nosso grupo de pesquisa foi pioneiro. Neste campo, os mesmos princípios das áreas de aplicação mencionados no parágrafo anterior são assegurados. A conservação de obras de arte propõe uma formidável mudança para cientistas de coloides e interfaces em dois aspectos: primeiro, a maioria das substâncias de limpeza, ambientalmente seguras, e dos agentes de consolidação para obras de arte são sistemas macios; segundo, a interação desses agentes com o artefato envolve, excepcionalmente, uma série complicada de interações interfaciais.

       Nesta palestra, será revisada as conquistas mais significantes do meu grupo de pesquisa nesta área, com foco na aplicação de dispersões coloidais de maior complexidade, de nanopartículas para microemulsões de óleo e água até  hidrogéis semi-interpenetrantes contendo microemulsões de óleo e água. Estes sistemas têm sido usados em artefatos de diversas origens, dos afrescos Renascentistas a Picasso e Pollock. Será apresentado o modelo químico e coloidal que pode ser implementado para reunir os requisitos dos usuários finais e como o conhecimento preciso da estrutura, dinâmica e interação interfacial pode contribuir para superar a abordagem aleatória tradicional usada pelos conservadores. Em resumo, será apresentado as principais perspectivas que este campo de conhecimento pode revelar para a Química e para as Comunidades de Conservadores.

 

Piero Baglioni  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
 

Todas as Datas:

  • 9 de Novembro de 2017 09:31 - 10:45

Fornecido por iCagenda