Palestra – Keli Cristina Scolari
CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DAS ESCULTURAS DO ACERVO PINACOTECA BARÃO DE SANTO ÂNGELO – INSTITUTO DE ARTES - UFRGS.
O presente trabalho pretende apresentar o processo de restauração de onze esculturas pertencentes ao acervo Pinacoteca Barão de Santo Ângelo – Instituto de Artes (IA) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fazendo parte do projeto de conservação e restauração do acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo realizado para os 80 anos da UFRGS.
As onze obras que sofreram processo restaurativo todas foram produzidas por professores do Instituto de Artes:
- Professor Fernando Corona: Obras – “São Francisco de Assis” (gesso) e “Máscara Cubista” (gesso);
- Professora Dorothea Vergara: Obras – “Medusa” (gesso) e Nú feminino” (gesso);
- Professora Cristina Balbão: Obras – “Retrato de Dorothea Vergara” (gesso) e “ S/Título” (gesso);
- Professora Rose Lutzemberger: Obras – “S/Título” (Metal) e S/Título” (madeira);
- Professora Alice Soares: Obras - “S/Título (gesso), S/Título” (gesso) e S/Título” (gesso).
A metodologia aplicada na restauração seguiu as seguintes etapas: Diagnóstico do estado de conservação realizado in sito; Proposta de intervenção; Documentação: registro fotográfico, gráfico e preenchimento da ficha catalográfica; Análise iconográfica; Exames organolépticos e estratigráficos; O processo de intervenção contou com a fixação emergencial da policromia, limpeza mecânica, limpeza química após testes de solubilidade, consolidação das obras em madeira o preenchimento das rachaduras, lacunas e complementação das partes faltantes com massas de serragem e nas obras em gesso o preenchimento das lacunas e orifícios com massa gesso/cola; A reintegração cromática seguiu a técnica de pontilhismo e ilusionismo.
Os materiais e as técnicas utilizados neste trabalho são estáveis, compatíveis com os originais e reversíveis, como preconizado pelos órgãos de conservação e restauração nacionais e internacionais.
O processo de intervenção se norteou pela pesquisa bibliográfica e pelos estudos das técnicas de manufatura empregados nas obras. A restauração serviu como instrumento de resgate da história e valoração das obras pertencentes a um acervo muito importante.
Instituição: Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil
Todas as Datas:
- 9 de Novembro de 2017 15:45 - 17:00
Fornecido por iCagenda