PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÕES EM SEGURANÇA

 

Evite trabalhar sozinho no Laboratório, principalmente quando estiver realizando atividades pela primeira vez, ou quando pelas características destas atividades houver um risco maior.

Tenha sempre presente que o seu primeiro acidente pode ser o seu último. Portanto aja de forma correta em relação a qualquer operação que esteja realizando. 

Em segurança química sempre se está aprendendo algo novo, daí, não utilize a expressão "já sei, já fiz, já treinei, já ..." 

A segurança química depende de todas as pessoas envolvidas na equipe e não somente dos encarregados da COSAT ou do Grupo de Emergência. 

Em segurança é fundamental o treinamento constante quanto a procedimentos de emergência, daí, quando os mesmos ocorrerem não se furte de participar ativamente. 

Lembre-se que muitas pessoas já sofreram seqüelas ou mesmo perderam a própria vida para que obtivéssemos informações toxicológicas sobre determinados produtos químicos. Portanto não há necessidade de você ser mais uma vítima.

Ao adentrar um Laboratório de Química conheça a localização exata dos Equipamentos de Proteção Coletiva disponíveis, bem como a devida manutenção e utilização, a saber: a) extintor de incêndio; b) chuveiro de emergência; c) lava-olhos; d) cobertor de segurança; e) capelas; f) coifas ou exaustores; g) registros de água e de gás; h) quadro de força elétrica específico do laboratório e i) saídas de emergência.

Em todo Laboratório de Química é obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual, a saber: a) guarda-pó de algodão tipo 7/8, com manga longa; b), óculos de segurança e c) luvas específicas de acordo com o produto químico manipulado, os quais devem ser constantemente limpos ou descartados. 

Dependendo do tipo de operação a ser realizada, poderá ser necessária a utilização de Equipamentos de Proteção Individual específicos, a saber: a) máscara contra gases de acordo com o produto químico manipulado; b) protetores faciais; c) aventais e luvas para produtos corrosivos; d) protetores auriculares e e) botas de borracha, os quais devem ser constantemente limpos ou descartados. 

Sempre que for realizar uma operação química, planeje todo o trabalho, tendo em vista três etapas: antes – durante – depois. 

Antes de qualquer operação com produtos químicos obtenha informações sobre os produtos que serão utilizados, bem como separe todos os itens necessários (verificando as condições de cada vidraria ou ferragens, bem como a devida limpeza dos mesmos) e deixe-os próximos da bancada. 

Durante qualquer operação com produtos químicos siga com rigor os passos definidos em manuais ou pelo responsável pelo laboratório, evitando que haja qualquer risco as pessoas ao redor, ou mesmo em salas ou prédios próximos.

Após qualquer operação com produtos químicos siga com rigor as orientações quanto ao descarte dos resíduos químicos oriundos desta operação bem como procure limpar todos os itens utilizados, e retorne os mesmos aos locais de origem, deixando o local de trabalho em perfeita ordem. 

Habitue-se a consultar a bibliografia disponível via biblioteca ou Internet, em especial com relação as Fichas de Segurança (MSDS – FISPQ). 

Durante uma operação com produtos químicos procure manter a concentração necessária, evitando conversas desnecessárias, bem como não distraia os colegas da equipe. 

Procure sempre que possível trabalhar com pequenas quantidades de produtos químicos, a fim de controlar os riscos, bem como evitar que haja uma geração de grande quantidade de rejeitos. 

No ambiente do laboratório não é permitido fumar, comer ou beber. 

Não transite com EPI fora do laboratório, a fim de evitar contaminações desnecessárias. 

Lavar as mãos após manipular produtos químicos, mesmo quando estiver utilizando luvas. 

Rotular corretamente todos os frascos contendo produtos químicos, incluindo informações de segurança, bem como conservar os rótulos originais dos fabricantes, pois nestes há uma série de informações importantes.