Para entar em Energos, você precisa ter o Flash Player instalado. Este link te levará para o web site onde poderá fazer o download. Depois é só clicar em
>> entrar em Energos

        
Resolução recomendada: 800 X 600
     Energos pode demorar um pouco para carregar (565 Kb, menos de 30s em banda larga)
Para que serve?     Como instalar?
Peso: aprox. 2 Mb

Arquivos fonte (.fla e .as) Necessita os arquivos do link acima.
Para que serve?     Como instalar?
Peso: aprox. 2 Mb

Arquivos fonte (.fla e .as) Necessita os arquivos do link acima.

Energos é um ambiente de aprendizagem que foi desenvolvido entre 2001 e 2006 como parte integrante de um projeto que visou à produção de materiais didáticos computacionais sobre os meios de produção de energia elétrica e seus possíveis impactos ambientais e social.


AEQ - Área Ensino de Química - aeq@iq.ufrgs.br - telefone: 3316-6270 - http://www.iq.ufrgs.br/aeq/

Marcelo Eichler - exlerbr@yahoo.com.br

Gabriela Trindade Perry - design e programação - gabrielaperry@hotmail.com

 

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA:: DOWNLOADS

Guia do Professor
Design do módulo pedagógico
Elaboração de mapas para o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem para a educação científica, de Mário Régis Gonçalves, Marcelo Leandro Eichler e José Claudio Del Pino. Publicado em Boletim Gaúcho de Geografia, volume 28, número 1, em 2002.
Modelagem de um sistema elétrico para o ambiente virtual de aprendizagem Energos, de Mário Régis Gonçalves, Marcelo Leandro Eichler e José Claudio Del Pino. Publicado em Revista Geonotas, volume 7, número 2, em 2003
Uma proposta para o desenho interdisciplinar de ambientes virtuais de aprendizagem de ciências, de Marcelo Leandro Eichler, Mario Régis Gonçalves, Flávia Oliveira Monteiro da Silva, Fernando Junges e José Claudio Del Pino. Publicado em RENOTE-Revista Novas Tecnologias de Educação, volume 1, número 2, em 2003.
Virtual learning environments designed in Brazil, de Marcelo Leandro Eichler, Mario Régis Gonçalves, Flávia Oliveira Monteiro da Silva, Fernando Junges e José Claudio Del Pino. Publicado em Educational Technology, novembro-dezembro de 2003.