Linhas de Pesquisa

 
Estudo das Propriedades Físicas e Estruturais de Líquidos Iônicos (Parametrização de Campo de Força e Dinâmica Molecular):
 
Líquidos iônicos, ou RTILs, são uma classe de solventes com considerável potencial para o uso em Química Limpa devido a uma fantástica combinação de propriedades físicas e físico-química únicas. O estudo dessas propriedades a um nível microscópico é o objetivo desta linha de pesquisa. Por se tratarem de sistemas consideravelmente novos, a parametrização prévia de novos campos de força para esses sistemas se mostra necessária. 
 
Interação de Fármacos e DNA (Dinâmica Molecular e Docking):
 
Estudo por técnicas de dinâmica molecular e docking das interações de agentes antitumorais com seqüências estabelecidas de DNA, procurando compreender essa interações e daí a sua atividade, bem como promover propostas de melhorias de design desses agentes. 
 
Interação de Fármacos e Membranas (Dinâmica Molecular all-atom e coarse-grain):
 
Estudo por técnicas de dinâmica molecular all-atom e coarse-grain, empregando campos de força já estabelecidos na literatura, da interação de diferentes fármacos em estudo com bicamadas lipídicas, modelando as membranas de bactérias e atuação e eficácia sobre as mesmas, bem como provendo insights sobre a forma de atuação que podem levar a melhorias ou novas propostas de design de antibióticos. 
 
Simulação de Moléculas com Interesse Biológico:
 
Utilizar métodos da simulação computacional, especialmente a simulação por dinâmica molecular, para investigar a interação de fármacos com DNA e proteínas e processos dinâmicos em proteínas. 
 
Solventes Perfluorados como Carreadores Gasosos Intravenosos (Parametrização de Campo de Força e Dinâmica Molecular):
 
O emprego de solventes perfluorados, devido à sua altíssima capacidade de dissolução de gases, como carreadores gasosos (ou mais popularmente "sangue artificial") já é estabelecida e conhecida na indústria e meio médico. Aqui se objetiva explorar esses solventes, bem como as suas interações diferenciadas com as moléculas de gases, de forma a explicar e possivelmente propor aprimoramentos e otimizações dos mesmos voltados a essas aplicações. Por se tratarem de sistemas consideravelmente novos, a parametrização prévia de novos campos de força para esses sistemas se mostra necessária. 
 
Físico-Química de Novos Materiais Eletrônico-Moleculares:
 
Uso de abordagens como a Teoria do Funcional da Densidade (DFT - Density Funcional Theory), dependente do tempo e independente do tempo, e Dinâmica Quântica no estudo de sistemas fortemente acoplados, particularmente, aqueles na fase sólida e os formadores de mesofases. Suas propriedades moleculares e coletivas são calculadas, fornecendo dados que permitam planejar novos materiais, bem como explicar o funcionamento de sistemas já existentes.