Linhas de Pesquisa

Estudo das Propriedades Físicas e Estruturais de Líquidos Iônicos (Parametrização de Campo de Força e Dinâmica Molecular):

Líquidos iônicos, ou RTILs, são uma classe de solventes com considerável potencial para o uso em Química Limpa devido a uma fantástica combinação de propriedades físicas e físico-química únicas. O estudo dessas propriedades a um nível microscópico é o objetivo desta linha de pesquisa. Por se tratarem de sistemas consideravelmente novos, a parametrização prévia de novos campos de força para esses sistemas se mostra necessária.

Interação de Fármacos e DNA (Dinâmica Molecular e Docking):

Estudo por técnicas de dinâmica molecular e docking das interações de agentes antitumorais com seqüências estabelecidas de DNA, procurando compreender essa interações e daí a sua atividade, bem como promover propostas de melhorias de design desses agentes.

Interação de Fármacos e Membranas (Dinâmica Molecular all-atom e coarse-grain):

Estudo por técnicas de dinâmica molecular all-atom e coarse-grain, empregando campos de força já estabelecidos na literatura, da interação de diferentes fármacos em estudo com bicamadas lipídicas, modelando as membranas de bactérias e atuação e eficácia sobre as mesmas, bem como provendo insights sobre a forma de atuação que podem levar a melhorias ou novas propostas de design de antibióticos.

Simulação de Moléculas com Interesse Biológico:

Utilizar métodos da simulação computacional, especialmente a simulação por dinâmica molecular, para investigar a interação de fármacos com DNA e proteínas e processos dinâmicos em proteínas.

Solventes Perfluorados como Carreadores Gasosos Intravenosos (Parametrização de Campo de Força e Dinâmica Molecular):

O emprego de solventes perfluorados, devido à sua altíssima capacidade de dissolução de gases, como carreadores gasosos (ou mais popularmente "sangue artificial") já é estabelecida e conhecida na indústria e meio médico. Aqui se objetiva explorar esses solventes, bem como as suas interações diferenciadas com as moléculas de gases, de forma a explicar e possivelmente propor aprimoramentos e otimizações dos mesmos voltados a essas aplicações. Por se tratarem de sistemas consideravelmente novos, a parametrização prévia de novos campos de força para esses sistemas se mostra necessária.

Estudo fotoquímico e fotofísico de moléculas e mecanismos de reações orgânicas no estado excitado.