O LAMAT


 

     O Laboratório Multiusuário de Análise Térmica tem por objetivo geral a integralização de técnicas de análises de materiais de interesse tecnológico, sob o ponto de vista do comportamento térmico e morfológico. Considerando a natureza da análise, buscou-se instrumentalizar o projeto para atender às diferentes áreas de pesquisa relacionadas com a temática desenvolvida pelos pesquisadores envolvidos nos programas de pós-graduação, com intensas ramificações em diversas linhas de investigação científica em unidades de pesquisa pública e não estatal.

 

     A concepção do LAMAT visa disponibilizar para um conjunto de pesquisadores de diferentes programas de pós-graduação a utilização de técnicas experimentais avançadas de análise térmicas. O LAMAT vai de encontro à demanda regional de utilização de equipamentos de forma integrada, com alto desempenho e respostas imediatas das análises. Ao mesmo tempo, o sistema integrado poderá operar de modo individualizado com ganhos quanto à otimização de recursos e um acréscimo de possibilidades analíticas.

 

     O LAMAT pela sua natureza técnico-científica apresenta como elemento central o estabelecimento e o reforço dos vínculos científicos entre as diferentes áreas do conhecimento, através da conjunção de esforços, dos resultados existentes e das competências desenvolvidas, para a manutenção e avanço de grande grupo de pesquisadores na área da ciência dos materiais.

 

     Mais de uma centena de alunos de diferentes cursos de graduação e de pós-graduação serão beneciados diretamente. Como referência, os alunos dos Instituto de Química, local em que se encontra o LAMAT, Instituto de Física, de Geociências, a Falculdade de Farmácia, de Agronomia e Odontologia, e as instituições externas locais e regionais que são usuárias dos equipamentos, a saber: PUC-RS, FEEVALE, ULBRA, CEFET-RS, URI-Erechim, UFSM, UFCSPA, Braskem e UNISC.

 

     A gestão do projeto, visando à implementação e pleno funcionamento do LAMAT será conduzida a partir do comitê gestor formado por representantes do Instituto de Química, do programa de pós-Graduação em Química, dos representantes externos a UFRGS, do representante do programa de pós-graduação em Ciências dos Materiais e do representante das demais unidades de ensino e pesquisa da UFRGS.

 

     Os impactos previstos oriundas da implementação do LAMAT relacionam-se com o aumento da produtividade científica dos Programas de Pós-Graduação relacionados com o LAMAT e a produção de novos produtos e novos processos com inserção local, nacional e internacional.

 

     Do ponto de vista econômico, a agregação de valor aos produtos regionais; a geração de novos materiais sob a ótica da expansão sustentada, em especial, a parte da biodiversidade, valorização de correntes petroquímicas de base regional e o estímulo de produção de produtos nanotecnológicos.

 

     O LAMAT é composto por 90 pesquisadores cadastrados nos projetos oriundos dos programas de pós-graduação. Os programas são: Programa de Pós-Graduação em Química; Programa de Pós-Graduação em Física; Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais; Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Farmácia e da Faculdade de Agronomia e da Odontologia, e aos programas de pós-graduação das universidades externas a UFRGS.

 

     Os equipamentos estão instalados no Centro de Combustíveis – CECOM do Instituto de Química, nas salas 107 e 109. O LAMAT conta com o apoio de um técnico em tempo integral, destinado pela direção do Instituto de Química. A relação de equipamentos é a que segue:

 

Sala 107

 

- DSCQ2000 + RCS90 – Calorímetro Exploratório de Varredura;

- AutoDSCQ20 + RCS40 – Calorímetro Exploratório de Varredura;

- LNCS – Tanque de Nitrogênio Líquido para DSCQ;

- TGAQ5000IR – Analisador Termogravimétrico;

- SDTQ600 (TGA-DTA-DSC Simultâneo);

- DMAQ800 - Analisador Dinâmico Mecânico;

- TGA2050 - Analisador Termogravimétrico;

- DSC2010 + RCS e Cromatografo gasoso/espectrômetro de massa (CG-MS) Shimatzu modelo QP 2010 com interface para TGA – Analisador termogravimétrico.

 

 

Sala 109

 

- Infravermelho Nicolet 6700 (27000-350 cm-1) com interface para TGA;

- Sistema de aquisição de dados térmicos Módulo DSC – Série Q1000 com interface para TGA;

- Microscópio modelo continuum integrado ao infravermelho Nicolet 6700;

- Sistema de aquecimento Metler-Toledo - FP 82HT com uma central controladora FP90.

 

 

     O LAMAT é gerenciado por comitê gestor. A coordenação geral é da Profª Raquel, enquanto que os professores Cesar e Aloir são os responsáveis pelas salas 107 e 109, respectivamente. O Laboratório também conta com o químico Julio Vaguetti em tempo integral.