A Sociedade internacional de Cristal Líquido seleciona mensalmente uma fotografia de mesofase para ser publicada e divulgada na sua página eletrônica. Neste mês foi selecionada a fotografia de uma mesofase B3 com textura focal cônica da Tese de Doutorado da Dra. Rafaela Raupp da Rosa, ex-discente do PPGQ e orientada pelo Docente Prof. Dr. Aloir Merlo. Mais informações podem ser encontradas aqui

 

Na natureza encontramos materiais sólidos, líquidos e gasosos. Você sabia que existe uma quarta fase da matéria que apresenta características do sólido e do líquido?

Imagine uma fase da matéria que apresente a ordem e a birrefringência dos sólidos e a fluidez dos líquidos?

Ela existe e chama-se MESOFASE. As substâncias que apresentam o fenômeno de ter as propriedades de um sólido e de um líquido ao mesmo tempo são chamadas de CRISTAIS LÍQUIDOS.

Os displays, que são mostradores de cristal líquido, contém no seu interior um material orgânico (um cristal líquido) que responde ao estímulo externo reorientando-se. Ao mover-se permite que luz branca passe seletivamente (birrefringência). A imagem na tela do celular, da TV, dos painéis de carros, computadores, etc é o resultado dessa dupla personalidade dos cristais líquidos. O DNA é um exemplo de cristal líquido. Esses materiais, quando observados na mesofase a partir de um microscópio de luz polarizada, apresentam uma textura única que os caracteriza em nemáticos, esmécticos, colunares, polares, etc. 

A textura observada na foto escolhida é característica de uma mesofase denominada B3 e foi tirada no resfriamento de uma amostra de cristal líquido. O material foi sintetizado no LASOMI, IQ, UFRGS durante o doutoramento da Dra. Rafaela R. da Rosa.