• Divulgao-das-Mdias-no-Site.png




O CGTRQ entrou em processo de trabalho na ação das Universidades contra a COVID-19. Em parceria com os colegas da UFCSPA, começou um processo de transformação de bebidas apreendidas pela Receita Federal em etanol, que será enviado para a UFCSPA que o transformará em álcool-gel.
 
O trabalho, que já está em execução pela equipe de técnicos do CGTRQ, Greice Oliveira, Alexandre Bazzo, Eduardo Rickrott e Larissa Rosa, que trabalharão em rodízio, será coordenado no IQ pelos diretores do CGTRQ, Silvio Dias e Eduardo Rolim e pelo Prof. Paulo Schneider, do DQO. Na UFCSPA, entre outros colegas, participa a Profª Juliana Miolo Schneider, nossa ex-aluna de Pós-Graduação.
 
A ideia é aproximar as duas instituições no que têm de melhor em suas expertises, o IQ da UFRGS, através do CGTRQ na operação de destilação e análises e a UFCSPA, que é voltada para a área de saúde, têm experiência na produção de álcool-gel e na preparação de insumos para a área de saúde, tão importantes neste momento. A UFCSPA e  a UFRGS já estavam discutindo uma parceria para a coleta e tratamento dos resídusos no CGTRQ, tema que será certamente implementado após o isolamento.
 
Foi recebido hoje no CGTRQ 18 bombonas de 50L e 4 de 30L em um total de cerca de 1000L de misturas de bebidas apreendidas pela Receita Federal. As misturas serão destiladas e analisadas no CGTRQ e prosteriormente convertidos em álcool-gel na UFCSPA, no esforço das duas instituições para ajudar no esforço nacional contra a Covid-19.



 
Bombonas com bebidas apreendidas pela Receita Federal.   Primeira batelada no spinning band
do CGTRQ.