20 A 23 DE AGOSTO DE 2019

Fundamentos em Quimiometria Utilizando o CHEMOSTAT V2 e PHOTOMETRIX PRO

A quimiometria envolve a aplicação de métodos matemáticos, estatísticos e computacionais para planejar, investigar e fazer previsão de conjuntos de dados de interesse químico. Sua difusão no Brasil, nos últimos anos, tem sido visivelmente impulsionada por eventos como o Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA), a Escola de Inverno de Quimiometria e o Workshop de Quimiometria. Com isso, a quimiomentria vem se consolidando como uma disciplina importante na formação de estudantes de graduação e pós-graduação. Neste contexto, o grupo de Pesquisa em Quimiometria da UNISC tem desenvolvido diferentes ferramentas computacionais com o intuído de popularizar a utilização da quimiomentria na análise de dados químicos, seja em atividades acadêmicas ou em aplicações práticas na indústria. Resultando, em 2014, no lançamento da primeira versão do software ChemoStat®, um software gratuito, de ambiente intuitivo, que permite o desenvolvimento de métodos não-supervisionados como Análise de Componentes Principais (do inglês, Principal Component Analisis, PCA) e Análises de Agrupamento Hierárquico (do inglês, Hierarchical Cluster Analysis, HCA). Na versão atual (Chemostat V2®, www.chemostat.com.br), também gratuita, é possível desenvolver modelos de regressão utilizando a Análise por mínimos quadrados parciais (do inglês, Partial Least-Squares, PLS). O software permite, também, desenvolver estudos com imagens, através dos sistemas de cores RGB, HSV, HSI e HSL. Com o mesmo proposito, foi lançado em 2015 o software PhotoMetrix, que na versão atual PhotoMetrix PRO® (www.photometrix.com.br), desenvolvido para Android, IOS e Windows Mobile, permite o desenvolvimento de modelos univariados e multivariados de analises de dados, a partir de imagens adquiridas pela câmera principal de dispositivos móveis. Neste contexto, esta oficina pretende discutir e aplicar os principais fundamentos de quimiometria utilizando estes softwares, permitindo aos participantes desenvolver diferentes aplicações para a área de ensino de química e química analítica, utilizando PCA, HCA e PLS, além de métodos univariados de calibração. A proposta da oficina é aplicar estes princípios na análise prática de diferentes tipos de amostras, tais como medicamentos e alimentos, e discutir sobre as principais figuras de mérito.

Header Color

: