A construção de noções
fundamentais à química. Período: 2003 - Atual Descrição: Objetivo Geral: este projeto visa à
análise da elaboração conceitual progressiva de noções que são fundamentais
ao entendimento dos objetos, dos fenômenos e dos processos relacionados à
química. Objetivos específicos: (1) iniciar estudantes do ensino de graduação
da química no campo de investigação deste projeto; (2) atualizar a revisão
bibliográfica, destacando os conceitos mais estudados e indicando as
possíveis lacunas nesse campo de pesquisas; (3) elaborar e realizar
entrevistas clínicas, com sujeitos que ainda não passaram pelo ensino formal
de química, relacionadas às noções fundamentais à química (por exemplo,
classificação dos elementos químicos, transformações da matéria, equilíbrio químico e termodinâmica); (4) analisar os protocolos das
entrevistas clínicas em relação aos modelos estruturalista (por exemplo, a
teoria da equilibração de Jean Piaget) e
funcionalista (por exemplo, o processo de tomada de consciência, segundo Jean
Piaget) da epistemologia genética; (5) verificar as possíveis relações entre
o desenvolvimento dessas noções na história das ciências (isto é, historiogênese) e nos sujeitos psicológicos (isto é,
psicogênese); (6) desenvolver estratégias didáticas para o ensino e a
aprendizagem dessas noções; (7) apresentar essas estratégias didáticas em
diversos espaços voltados à formação inicial e continuada de professores; (8)
avaliar a utilização dessas estratégias didáticas em realidades de escola. Situação: Em andamento. Natureza: Pesquisa. Coordenador: José Claudio Del Pino. Agência Financiadora: Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Auxílio financeiro e bolsa. |
A dimensão
histórico-filosófica na construção do conhecimento químico: uma investigação
na prática docente Período: 2002 -
Atual Descrição: Este projeto de pesquisa visa a
investigar os fatores intervenientes na construção de uma proposta de ensino
centrada na consideração de que: a) as concepções dos professores sobre
ciências e construção do conhecimento científico têm uma influência direta
sobre sua proposta pedagógica; b) a história e a filosofia da ciência têm um
papel fundamental, por ser explicativo a essas concepções; c) modelos
atômicos se constituem num ótimo tema para se desenvolver o conteúdo de
química numa dimensão histórica; d) as concepções prévias dos alunos sobre
esse tema se constituem obstáculos à aprendizagem significativa, que
permitiria uma mudança conceitual no sentido de uma migração do conhecimento
cotidiano para o científico. Quer-se através deste projeto construir junto
aos professores de química atuantes no nível médio
uma proposta didático-pedagógica para a abordagem do conteúdo "modelos
atômicos" numa dimensão histórica. Tal proposta engloba, assim, a
produção de material didático. A proposta elaborada será utilizada pelos
professores em sala de aula, momento no qual serão realizadas avaliações para
verificar sua adequação ao currículo de química da escola básica, bem como à
aprendizagem dos estudantes. Situação: Em andamento. Natureza: Pesquisa. Coordenador: José Claudio Del Pino. |
Análise Conceitual dos
Enunciados da Química no Discurso da Formação Inicial de Professores. Período: 2001 -
Atual Descrição: Objetivo Geral: este projeto visa uma
descrição, interpretação e análise semântica e sintática da enunciação de
conceitos químicos, no universo de discurso da formação do futuro
profissional em química. Objetivos específicos: (1) iniciar estudantes do
ensino de graduação da química, das letras e da filosofia no campo de
investigação deste projeto; (2) inventariar, nos principais textos
dissertativos de caráter científico utilizados como material didático de
química nos cursos de graduação em química, os termos mais recorrentes na
comunicação do conhecimento químico; (3) armazenar esse levantamento em banco
de dados para desenvolver as análises seguintes; (4) descrever e comparar os
possíveis sentidos conferidos aos termos, tanto nos diferentes materiais
didático quanto nas diferentes áreas do conhecimento químico abordadas por
tais livros; (5) descrever e comparar as referências indicadas pelos
enunciados em química, tanto nos diferentes materiais didático quanto nas diferentes
áreas do conhecimento químico abordadas por tais livros; (6) analisar ao que
se recorre para justificar os enunciados, evidenciando os argumentos de
autoridade, o apoio a consensualidade, a
comprovação pela experiência ou observação, a fundamentação lógica e os
elementos de coesão do discurso; (7) analisar, representar e comparar o
enredamento conceitual subjacente a esse discurso de formação de conceitos
químicos; (8) apresentar, em forma oral e/ou
escrita, o conjunto dessas análises e debatê-las com professores de química
do ensino superior; (9) sistematizar e disponibilizar o conjunto dessas
análises para pesquisas futuras relacionadas aos processos de elaboração e
modificação (por exemplo, supressão, generalização ou reconstrução) de
conceitos de química, em ambiente de formação de professores; (10) evidenciar
e analisar as concepções dos professores sobre a organização conceitual de
suas disciplinas. Situação: Em andamento. Natureza: Pesquisa. Coordenador: José Claudio Del Pino. |
O sentido e a lógica
da organização curricular das disciplinas de química em cursos universitários
de química no Rio Grande do Sul. Período: 2001 -
Atual Descrição: Fomentar e apoiar um processo reflexivo
envolvendo professores que atuam em disciplinas de Química, sobre o sentido e
a lógica da organização curricular dessa disciplina, com vista a apresentar
sugestões para a melhoria do ensino desta disciplina no âmbito da formação de
químicos. O estudo desdobra-se em duas fases articuladas, numa primeira,
trata-se de analisar as relações entre as concepções dos professores
universitários sobre o sentido e o papel atribuído às sua
disciplinas , na construção do conhecimento químico em cursos de
formação de químicos, e sua proposta pedagógica nestas disciplinas. Numa
segunda fase, e com base nos resultados da fase anterior, pretende-se apoiar
uma reflexão crítica dos professores, bem como sugestões para a melhoria do
seu ensino. Na reflexão, proposta aqui, sobre o sentido e a lógica da
organização curricular das disciplinas das área de
química geral, orgânica e físico-química, apresentados por professores/as em atividade no nível Superior de Ensino,
utiliza-se à análise de conteúdos, que se constitui num método de pesquisa
cujo objetivo é a busca do sentido ou dos sentidos de um texto, de respostas
apresentadas de forma escrita ou oral por estes/as
frente a um questionário que contém diversas questões relativas à formação, à
realidade de ensino e às concepções dos/as professores/as sobre os temas em discussão nesta
investigação. Na tentativa de ampliar as possibilidades de escuta e análise,
serão realizadas entrevistas semi-estruturadas, individuais e registradas em
áudio ou documentadas por escrito, com professores/as
universitários/as. Pretende-se realizar ainda,
análise documental do currículo intencional das disciplinas das três áreas, e
dos recursos didáticos utilizados nas referidas disciplinas, por solicitação
destes materiais aos coordenadores das disciplinas. A abrangência desta
investigação envolve professores das 14 IES do Rio Grande do Sul, que oferecem
cursos de Química nas suas diferentes habilitações.
Natureza: Pesquisa. Coordenador: José Claudio Del Pino. |
Implantação de um novo
currículo para o curso de Licenciatura em Química da UFRGS, a partir de 2005. Período: 2005 - Atual Descrição: Contribuir para a implantação de um
novo currículo para o curso de Licenciatura em Química que atenda as
disposições legais. Acompanhar continuamente os alunos dos
curso de licenciatura em química ao longo do curso. Monitorar a
implementação das novas disciplinas através de entrevistas com alunos e
professores, buscando uma avaliação das mesmas. Analisar as concepções dos
estudantes sobre os conceitos estruturantes do conhecimento químico nas suas
diferentes especificidades. Avaliar o desempenho dos estudantes no processo
de avaliação das disciplinas, evidenciando suas dificuldades, pela análise
dos instrumentos de avaliação utilizados pelos professores e os respectivos
resultados alcançados. Utilizar a aplicação de um questionário sócio-econômico
para identificar possíveis relações com a escolha do curso e o desempenho
acadêmico. Analisar com os professores das disciplinas os resultados obtidos
visando mudanças nas mesmas com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico
dos estudantes de química, principalmente nos semestres iniciais onde se
verifica grande reprovação e evasão do curso.
Natureza: Pesquisa. Integrantes: Shirley Martim da Silva / Marcelo Leandro Eichler / Pedro Luís Marques / Bruno Pastoriza
/ Tânia Denise Miskinis Salgado Coordenador: José Claudio Del Pino |
A linguagem e a
literatura na educação em ciências: as relações e entendimentos dos professores
universitários Período: 2004 –
Atual Descrição: Este projeto visa analisar a literatura
científica (entendidos como livros destinados a um público leigo e sob a
forma de narrativa) e sua possibilidade de utilização nos centros de formação
inicial e continuada de professores como potencial forma de aquisição de
conhecimento científico histórico e conceitual. A análise se desenvolve em
dois momentos: a) a literatura científica é analisada desde a perspectiva de
sua correção de acordo com os conceitos científicos admitidos neste momento
histórico e b) a possibilidade do uso de analogias contidas nestes textos
literários como promotoras de aprendizagem significativas. Pretende-se
possibilitar uma abertura nos centros de pesquisa de um espaço de discussão
para a importância da mídia em suas diferentes formas na vida escolar.
Busca-se evidenciar a potencialidade da literatura científica na forma de
narrativa como elemento constituidor da educação
científica do cidadão. Considera-se fundamental evidenciar o entendimento dos
professores universitários sobre o uso desta literatura em ambientes de
formação de professores, refletindo-se sobre o papel desta literatura no
contexto acadêmico.
Natureza: Pesquisa. Coordenador: José Claudio Del Pino. |
Avaliação da
usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem Energos. Período: 2001 - 2003 Descrição: Desenvolver ambientes virtuais de
aprendizagem mediados por computador com temas geradores na área de educação
em ciências. Analisar as possibilidades de utilização dos recursos de
informática em educação em ciências/química, em diferentes contextos, escolar e não-escolar. Integrar
estas ações as de formação de professores. Energos
é um ambiente de aprendizagem mediado por computador, que utiliza técnicas de
resolução de problemas associadas a jogos de representação de papéis. Este
ambiente se estrutura com diferentes atividades situadas em lócus definidos em função da temática que se quer desenvolver,
por exemplo, Carbópolis e Cidade do Átomo. As
avaliações são realizadas inicialmente com professores que utilizam estes
materiais em suas salas de aula, através de entrevista semi-estruturadas. São
oferecidos cursos de extensão para professores e estudantes de nível médio de
escolaridade, para conhecimento do ambiente e posterior avaliação de sua
usabilidade. Investiga-se também, as construções que
os sujeitos realizam para a solução do problema proposto. São acompanhadas
atividades propostas por professores na sua escola, para utilização dos
ambientes informatizados, no escopo de projetos envolvendo diferentes áreas
de conhecimento constituintes do currículo da escola de nível básico.
Natureza: Pesquisa. Coordenador : José Claudio Del Pino. |
Uma investigação-ação
na construção de uma proposta de currículo integrado na Escola Técnica de
Saúde no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Período: 2001 - 2003 Descrição: Os objetivos desse projeto são: 1)
Identificar as concepções dos professores da ETS/HCPA
sobre multi/pluri/inter/transdisciplinaridade. 2)
Construir um referencial teórico que permita a fundamentação da proposta de
estruturação de um currículo onde se enfatize a integração das diferentes
áreas do conhecimento. 3) Analisar os planos de ensino das disciplinas que
compõem o currículo do curso de Patologia Clínica da ETS/HCPA
buscando informações sobre possíveis integrações conceituais nas diferentes
áreas do conhecimento. 4) Organizar com os professores, as informações
solicitados através de instrumento específico, a fim de aprofundar a análise
das possíveis integrações conceituais entre as disciplinas, bem como, servir
de parâmetro para acompanhamento e avaliação da aplicação da proposta em sala
de aula. 5) Acompanhar as ações desenvolvidas na aplicação da proposta
curricular em sala de aula, numa perspectiva de avaliação e planejamento de
novas ações.
Natureza: Pesquisa. Coordenador: José Claudio Del Pino. |
Modelagem e
implementação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Ciências. Período: 1997 -
Atual Descrição: Proposição de ambientes de aprendizagem
mediados por computador. Desenvolve-se a modelagem e implementação de tais
ambientes utilizando como tema gerador os meios de produção de energia e seus
impactos ambientais e sociais. Esses ambientes utilizam cenários fictícios,
que unem as estratégias didáticas de jogo, resolução de problemas e
simulação. No cenário Energos se estuda o potencial
energético de uma certa região, permitindo a instalação de usinas
termoelétrica a carvão, hidroelétrica, nuclear e pela utilização de energias
alternativas. O cenário Carbópolis permite o estudo
do fenômeno chuva ácida, que muitas vezes ocorre devido à
produção de energia carboelétrica. Além
disso, o cenário Carbópolis oferece uma atividade
sobre poluição de cursos da água, mais especificamente, sobre eutrofização. Finalmente, no cenário Cidade do Átomo se pode estudar os possíveis impactos ambientais de uma usina
atômica. Os ambientes são desenvolvidos em Delphi e
Java, sob o conceito de software livre. Estão disponíveis no site da Área de
Educação Química do Instituto de Química da UFRGS
(http://www.iq.ufrgs.br/aeq).
Natureza: Desenvolvimento. Coordenador: José Claudio Del Pino. |
Os discursos sobre
inter, multi, pluri
possibilidades de gestar as disciplinas e seus
conteúdos. Período: 2000 – 2002 Descrição: Procura-se através desta pesquisa
localizar as falas sobre as disciplinas, as mudanças dentro das diferentes
linhas de pesquisa que se apropriaram desta problemática e de que forma o
discurso sobre multi/pluri/interdisciplinariedade
ajudou a difundir pesquisas mistas entre disciplinas favorecendo as relações
entre estas. Este projeto é, também, uma proposta de localização e
redefinição dos termos e suas epistemologias, a influência dessas discussões
no currículo, nos conteúdo e nas propostas acadêmicas, a inserção nas
escolas, como existem nas escolas e como as dinâmicas escolares respondem a
estes discursos. E, por fim, pretendemos localizar na década de noventa,
especificamente, as propostas já aplicadas e as discussões dos pesquisadores
que não compartilham da idéia de união disciplinar como estratégia de
melhoria no tratamento escolar. Situação: Concluído. Natureza: Pesquisa. Coordenador: José Claudio Del Pino. |
Avaliação da produção
de material instrucional em química. Período: 1998 – 1999 Descrição: Investigação sobre os resultados da
aplicação da proposta de produção de material didático como estratégia de
formação continuada de professores em exercício na rede escolar. Os materiais
foram produzidos e analisados durante os cursos de extensão realizados pela
AEQ, no âmbito do SPEC-93/95 e do Pró-Ciências-96-00. Os materiais são
disponibilizados para os professores que realizam o curso para que vivenciem
estratégias de utilização em sala de aula nas suas realidades de escola, a
fim de que possam fazer uma avaliação sobre os diferentes aspectos/critérios
da organização do material e sua aplicabilidade em contexto escolar. Outra ambiente utilizado para avaliação dos materiais são
os cursos de extensão ministrados a estudantes de escolas públicas de nível
médio e da Escola Técnica da UFRGS para estudantes dos cursos de química e
biotecnologia. Entende-se que a produção e avaliação de
material didático se configura como um processo cíclico que envolve
professores universitários e estudantes de graduação, bolsistas de iniciação
científica ou de extensão, e professores e estudantes da escola de nível
básico.
Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rochele de Quadros Loguercio / Valdeli Camargo
Barbosa / Vander Edier Ebling
Samrsla / Marcelo Leandro Eichler
/ Ana Grace Pellenz Coordenador: José Claudio Del Pino. Agência Financiadora: Fundação de Amparo à
Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FASPERGS) e Pró-reitoria de
Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsa. |
Formação continuada de
professores de química no Rio Grande do Sul Período: 1996 - 2000 Descrição: Curso de Curta Duração Ministrado -
Extensão realizado em Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Gravataí, Palmeira das
Missões, Bento Gonçalves, Guaíba, Osório, Santa Maria, Canoas, Santana do
Livramento, Lajeado, Carazinho, Uruguaiana, Osório envolvendo 450 professores.
Estes cursos são desenvolvidos no âmbito dos projetos SPEC-PADCT e
PRÓ-CIÊNCIAS ambos financiados pela CAPES, e de eventos de natureza de
congressos a nível regional e nacional. Neste cursos
propõe-se a atualização do conhecimento do professor num processo reflexivo
sobre sua prática de sala de aula. Oportuniza-se a análise e produção de
material didático, e proposição de metodologias e organização curricular
diferenciadas daquelas que tradicionalmente são utilizadas pelos professores
em suas escolas.
Natureza: Extensão. Coordenador: José Claudio Del Pino. |
Fazendo educação
através da química. Período: 1993 – 1995 Descrição: Este projeto é constituído de cinco sub-projetos: 1. Cursos de Educação Química:cursos de
extensão de pequena duração; curso de especialização de 400 horas; cursos
especiais em disciplinas de química do curso de graduação da UFRGS
(utilização de vagas sobrantes nas disciplinas);
pretende-se também prestar assessoria às escolas quanto à estruturação
curricular em ciências/química quanto à utilização
pedagógica e técnica do laboratório de ensino ; 2. Interação da AEQ com os
Alunos da Licenciatura em Química: avaliação do curso de química, proposição
de um novo currículo e acompanhamento da implantação junto a Comissão de
Graduação de Química; 3. Redefinição de Bases Curriculares e de Metodologia
de Ensino de Ciências e Química: encontros de professores para a proposição,
execução e avaliação das atividades desenvolvidas nas escolas ; 4. Ensino de
Química no 2o Grau: Reflexões e Ações com Professores da Comunidade a partir
de Proposta Referenciada pela História e Filosofia da Ciência: atividade
desenvolvida no Colégio de Aplicação da UFRGS envolvendo professores da
escola e de outras escolas públicas de Porto Alegre ; 5. Produção de
Materiais Didáticos: produção de material didático de apoio aos professores
de química, distribuição de um informativo bimestral com propostas de química
do cotidiano e experimentação. Nestas diferentes ações busca-se um
diagnóstico da realidade de ensino de ciências/química,
identificação de propostas inovadoras para o ensino de química e sua
disseminação, com posterior avaliação e reestruturação das propostas.
Natureza: Pesquisa. Coordenador: José Claudio Del Pino. |
Proposta de ensino de química compatível com
as características das cidades periféricas da grande Porto Alegre. Período: 1992 – 1994 Descrição: Ações desenvolvidas com professores da 28a Delegacia de Educação-Gravataí/RS com o objetivo de estruturação de
propostas para a organização e operacionalização do currículo de química, no
nível fundamental e médio, nas escolas da região. Este projeto teve origem no
projeto desenvolvido pela AEQ no âmbito do SPEC-91/93. Neste projeto
privilegia-se a construção de uma proposta para o ensino de ciências na
oitava série do ensino fundamental, considerando-se esta como série final
deste nível de escolaridade e espaço de entendimentos básicos e fundamentais
das ciências físicas e químicas que poderão se constituir facilitadores da
compreensão de fenômenos cotidianos do aluno e de estudos posteriores nestas
áreas específicas do conhecimento. Propõe-se uma grade curricular numa
concepção de currículo aberto, que depende dos conhecimentos prévios dos
estudantes e de suas motivações para estudar ciências, que muitas vezes está
colado ao seu cotidiano, e se disponibiliza materiais didáticos para a
operacionalização da proposta em sala de aula.
Natureza:
Pesquisa.
Coordenador: José Claudio
Del Pino. |
Curso de
Especialização em Educação Química. Período: 1990 - 1999 Descrição: Curso de Pós-graduação latu sensu de 400 h/a realizado em Porto Alegre envolvendo 95 professores.
Foram desenvolvidas oito edições do curso no período de 1990 até 1999. Os
professores participantes são oriundos de diferentes regiões do Rio Grande do
Sul e de estados vizinhos. Estes ao final do curso devem ter uma produção
bibliográfica no formato de uma monografia, que permita a proposição de
estratégias de ensino, de organização curricular e de produção de material
didático. A execução do curso possibilita a constituição de uma equipe de
professores de diferentes unidades da UFRGS, Instituto de Química, Faculdade
de Educação, Colégio de Aplicação, e de outras Instituições de Ensino
Superior.
Natureza: Outra. Integrantes: Edni Oscar Schroeder / Rochele de Quadros Loguercio / Áttico Inácio Chassot / Verno Krüger / César Valmor Machado
Lopes / Maira Ferreira / Marcelo Leandro Eichler /
Roque Moraes / Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira / Antônio Sérgio Milagre /
Tânia Denise Miskinis Salgado / Eniz
Conceição Oliveira / Nádya Pesce
da Silveira / Edson Lindner Coordenador: José Claudio Del
Pino. |
Ações integradas entre
os Instituto de Química da Universidade Federal do
Rio Grande do Sul e o Colégio de Aplicação da Faculdade de Educação junto às
escolas públicas de Porto Alegre e arredores com vista a transformações
metodológicas e curriculares no Ensino de Química Período: 1991 – 1993 Descrição: Este projeto é constituído de quatro sub-projetos: 1. Cursos de Educação Química: cursos de
extensão de pequena duração; curso de especialização de 400 horas; cursos
especiais em disciplinas de química do curso de graduação da UFRGS
(utilização de vagas sobrantes nas disciplinas); 2.
Redefinição de Bases Curricular s e Metodológicas do Ensino de Química Junto
a Professores de Química Vinculados e a 28 DE/SEC/RS:
encontros de professores para a proposição, execução e avaliação das
atividades desenvolvidas nas escolas ; 3. Universidade e Escolas Públicas:
Reflexão sobre o Ensino de Química Referenciado pela História e Filosofia da
Ciência e Elaboração de Proposta de Ensino para Alunos de 2 Grau: atividade
desenvolvida no Colégio de Aplicação da UFRGS envolvendo professores da
escola e de outras escolas públicas de Porto Alegre ; 4. Produção de Material
Didático: produção de material didático de apoio aos professores de química,
distribuição de um informativo bimestral com propostas de química do
cotidiano e experimentação. Nestas diferentes ações busca-se um diagnóstico
da realidade de ensino de ciências/química,
identificação de propostas inovadoras para o ensino de química e sua
disseminação, com posterior avaliação e reestruturação das propostas.
Natureza: Pesquisa. Coordenador: José Claudio Del Pino. |