A construção de noções fundamentais à química.

 

Período: 2003 - Atual

 

Descrição: Objetivo Geral: este projeto visa à análise da elaboração conceitual progressiva de noções que são fundamentais ao entendimento dos objetos, dos fenômenos e dos processos relacionados à química. Objetivos específicos: (1) iniciar estudantes do ensino de graduação da química no campo de investigação deste projeto; (2) atualizar a revisão bibliográfica, destacando os conceitos mais estudados e indicando as possíveis lacunas nesse campo de pesquisas; (3) elaborar e realizar entrevistas clínicas, com sujeitos que ainda não passaram pelo ensino formal de química, relacionadas às noções fundamentais à química (por exemplo, classificação dos elementos químicos, transformações da matéria, equilíbrio químico e termodinâmica); (4) analisar os protocolos das entrevistas clínicas em relação aos modelos estruturalista (por exemplo, a teoria da equilibração de Jean Piaget) e funcionalista (por exemplo, o processo de tomada de consciência, segundo Jean Piaget) da epistemologia genética; (5) verificar as possíveis relações entre o desenvolvimento dessas noções na história das ciências (isto é, historiogênese) e nos sujeitos psicológicos (isto é, psicogênese); (6) desenvolver estratégias didáticas para o ensino e a aprendizagem dessas noções; (7) apresentar essas estratégias didáticas em diversos espaços voltados à formação inicial e continuada de professores; (8) avaliar a utilização dessas estratégias didáticas em realidades de escola.

 

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (1) / Mestrado acadêmico (2).
Integrantes: Vander Edier Ebling Samrsla / Marcelo Leandro Eichler / Juliano de Oliveira Guterres / Silvia Parrat Dayan

Coordenador: José Claudio Del Pino.

Agência Financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Auxílio financeiro e bolsa.

 

A dimensão histórico-filosófica na construção do conhecimento químico: uma investigação na prática docente

 

Período: 2002 - Atual

 

Descrição: Este projeto de pesquisa visa a investigar os fatores intervenientes na construção de uma proposta de ensino centrada na consideração de que: a) as concepções dos professores sobre ciências e construção do conhecimento científico têm uma influência direta sobre sua proposta pedagógica; b) a história e a filosofia da ciência têm um papel fundamental, por ser explicativo a essas concepções; c) modelos atômicos se constituem num ótimo tema para se desenvolver o conteúdo de química numa dimensão histórica; d) as concepções prévias dos alunos sobre esse tema se constituem obstáculos à aprendizagem significativa, que permitiria uma mudança conceitual no sentido de uma migração do conhecimento cotidiano para o científico. Quer-se através deste projeto construir junto aos professores de química atuantes no nível médio uma proposta didático-pedagógica para a abordagem do conteúdo "modelos atômicos" numa dimensão histórica. Tal proposta engloba, assim, a produção de material didático. A proposta elaborada será utilizada pelos professores em sala de aula, momento no qual serão realizadas avaliações para verificar sua adequação ao currículo de química da escola básica, bem como à aprendizagem dos estudantes.

 

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (1).
Integrantes: Rochele de Quadros Loguercio / Gaspar Machado Caon

Coordenador: José Claudio Del Pino.
Agência Financiadora: Sem Financiamento

 

Análise Conceitual dos Enunciados da Química no Discurso da Formação Inicial de Professores.

 

Período: 2001 - Atual

 

Descrição: Objetivo Geral: este projeto visa uma descrição, interpretação e análise semântica e sintática da enunciação de conceitos químicos, no universo de discurso da formação do futuro profissional em química. Objetivos específicos: (1) iniciar estudantes do ensino de graduação da química, das letras e da filosofia no campo de investigação deste projeto; (2) inventariar, nos principais textos dissertativos de caráter científico utilizados como material didático de química nos cursos de graduação em química, os termos mais recorrentes na comunicação do conhecimento químico; (3) armazenar esse levantamento em banco de dados para desenvolver as análises seguintes; (4) descrever e comparar os possíveis sentidos conferidos aos termos, tanto nos diferentes materiais didático quanto nas diferentes áreas do conhecimento químico abordadas por tais livros; (5) descrever e comparar as referências indicadas pelos enunciados em química, tanto nos diferentes materiais didático quanto nas diferentes áreas do conhecimento químico abordadas por tais livros; (6) analisar ao que se recorre para justificar os enunciados, evidenciando os argumentos de autoridade, o apoio a consensualidade, a comprovação pela experiência ou observação, a fundamentação lógica e os elementos de coesão do discurso; (7) analisar, representar e comparar o enredamento conceitual subjacente a esse discurso de formação de conceitos químicos; (8) apresentar, em forma oral e/ou escrita, o conjunto dessas análises e debatê-las com professores de química do ensino superior; (9) sistematizar e disponibilizar o conjunto dessas análises para pesquisas futuras relacionadas aos processos de elaboração e modificação (por exemplo, supressão, generalização ou reconstrução) de conceitos de química, em ambiente de formação de professores; (10) evidenciar e analisar as concepções dos professores sobre a organização conceitual de suas disciplinas.

 

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (10).
Integrantes: Shirley Martim da Silva / Marcelo Leandro Eichler / Gaspar Machado Caon  / Fabiana Szczesny Mancilha / Natacha Enzweiler / Salete Moncay Cechin / Daviane Zottis Contini / Susana de Azeredo / Maria José Bocorny Finatto / Clarissa Rimoli Marques / Estela Rubia Brugalli Corbelini / Rafaela Guimarães Barbosa/

Coordenador: José Claudio Del Pino.
Agência Financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Auxílio financeiro e Bolsa.

 

O sentido e a lógica da organização curricular das disciplinas de química em cursos universitários de química no Rio Grande do Sul.

 

Período: 2001 - Atual

 

Descrição: Fomentar e apoiar um processo reflexivo envolvendo professores que atuam em disciplinas de Química, sobre o sentido e a lógica da organização curricular dessa disciplina, com vista a apresentar sugestões para a melhoria do ensino desta disciplina no âmbito da formação de químicos. O estudo desdobra-se em duas fases articuladas, numa primeira, trata-se de analisar as relações entre as concepções dos professores universitários sobre o sentido e o papel atribuído às sua disciplinas , na construção do conhecimento químico em cursos de formação de químicos, e sua proposta pedagógica nestas disciplinas. Numa segunda fase, e com base nos resultados da fase anterior, pretende-se apoiar uma reflexão crítica dos professores, bem como sugestões para a melhoria do seu ensino. Na reflexão, proposta aqui, sobre o sentido e a lógica da organização curricular das disciplinas das área de química geral, orgânica e físico-química, apresentados por professores/as em atividade no nível Superior de Ensino, utiliza-se à análise de conteúdos, que se constitui num método de pesquisa cujo objetivo é a busca do sentido ou dos sentidos de um texto, de respostas apresentadas de forma escrita ou oral por estes/as frente a um questionário que contém diversas questões relativas à formação, à realidade de ensino e às concepções dos/as professores/as sobre os temas em discussão nesta investigação. Na tentativa de ampliar as possibilidades de escuta e análise, serão realizadas entrevistas semi-estruturadas, individuais e registradas em áudio ou documentadas por escrito, com professores/as universitários/as. Pretende-se realizar ainda, análise documental do currículo intencional das disciplinas das três áreas, e dos recursos didáticos utilizados nas referidas disciplinas, por solicitação destes materiais aos coordenadores das disciplinas. A abrangência desta investigação envolve professores das 14 IES do Rio Grande do Sul, que oferecem cursos de Química nas suas diferentes habilitações.


Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (2).
Integrantes: Shirley Martim da Silva / Marcelo Leandro Eichler / Clarissa Rimoli Marques / Tânia Denise Miskinis Salgado.

Coordenador: José Claudio Del Pino.
Agência Financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

 

Implantação de um novo currículo para o curso de Licenciatura em Química da UFRGS, a partir de 2005.

 

Período: 2005 - Atual

 

Descrição: Contribuir para a implantação de um novo currículo para o curso de Licenciatura em Química que atenda as disposições legais. Acompanhar continuamente os alunos dos curso de licenciatura em química ao longo do curso. Monitorar a implementação das novas disciplinas através de entrevistas com alunos e professores, buscando uma avaliação das mesmas. Analisar as concepções dos estudantes sobre os conceitos estruturantes do conhecimento químico nas suas diferentes especificidades. Avaliar o desempenho dos estudantes no processo de avaliação das disciplinas, evidenciando suas dificuldades, pela análise dos instrumentos de avaliação utilizados pelos professores e os respectivos resultados alcançados. Utilizar a aplicação de um questionário sócio-econômico para identificar possíveis relações com a escolha do curso e o desempenho acadêmico. Analisar com os professores das disciplinas os resultados obtidos visando mudanças nas mesmas com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes de química, principalmente nos semestres iniciais onde se verifica grande reprovação e evasão do curso.


Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (3).

Integrantes: Shirley Martim da Silva / Marcelo Leandro Eichler / Pedro Luís Marques / Bruno Pastoriza / Tânia Denise Miskinis Salgado

Coordenador: José Claudio Del Pino
Agência Financiadora: Pró-Reitoria de Graduação - Auxílio financeiro - Bolsa

 

A linguagem e a literatura na educação em ciências: as relações e entendimentos dos professores universitários

 

Período: 2004 – Atual

 

Descrição: Este projeto visa analisar a literatura científica (entendidos como livros destinados a um público leigo e sob a forma de narrativa) e sua possibilidade de utilização nos centros de formação inicial e continuada de professores como potencial forma de aquisição de conhecimento científico histórico e conceitual. A análise se desenvolve em dois momentos: a) a literatura científica é analisada desde a perspectiva de sua correção de acordo com os conceitos científicos admitidos neste momento histórico e b) a possibilidade do uso de analogias contidas nestes textos literários como promotoras de aprendizagem significativas. Pretende-se possibilitar uma abertura nos centros de pesquisa de um espaço de discussão para a importância da mídia em suas diferentes formas na vida escolar. Busca-se evidenciar a potencialidade da literatura científica na forma de narrativa como elemento constituidor da educação científica do cidadão. Considera-se fundamental evidenciar o entendimento dos professores universitários sobre o uso desta literatura em ambientes de formação de professores, refletindo-se sobre o papel desta literatura no contexto acadêmico.


Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (1).
Integrantes: Rochele de Quadros Loguercio / Ricardo Strack.

Coordenador: José Claudio Del Pino.
Agência Financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

Avaliação da usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem Energos.

 

Período: 2001 - 2003

 

Descrição: Desenvolver ambientes virtuais de aprendizagem mediados por computador com temas geradores na área de educação em ciências. Analisar as possibilidades de utilização dos recursos de informática em educação em ciências/química, em diferentes contextos, escolar e não-escolar. Integrar estas ações as de formação de professores. Energos é um ambiente de aprendizagem mediado por computador, que utiliza técnicas de resolução de problemas associadas a jogos de representação de papéis. Este ambiente se estrutura com diferentes atividades situadas em lócus definidos em função da temática que se quer desenvolver, por exemplo, Carbópolis e Cidade do Átomo. As avaliações são realizadas inicialmente com professores que utilizam estes materiais em suas salas de aula, através de entrevista semi-estruturadas. São oferecidos cursos de extensão para professores e estudantes de nível médio de escolaridade, para conhecimento do ambiente e posterior avaliação de sua usabilidade. Investiga-se também, as construções que os sujeitos realizam para a solução do problema proposto. São acompanhadas atividades propostas por professores na sua escola, para utilização dos ambientes informatizados, no escopo de projetos envolvendo diferentes áreas de conhecimento constituintes do currículo da escola de nível básico.


Situação: Concluído.

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (3).
Integrantes: Marcelo Leandro Eichler / Juliano de Oliveira Guterres

Coordenador : José Claudio Del Pino.
Agência Financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro e Bolsa.

 

Uma investigação-ação na construção de uma proposta de currículo integrado na Escola Técnica de Saúde no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

 

Período: 2001 - 2003

 

Descrição: Os objetivos desse projeto são: 1) Identificar as concepções dos professores da ETS/HCPA sobre multi/pluri/inter/transdisciplinaridade. 2) Construir um referencial teórico que permita a fundamentação da proposta de estruturação de um currículo onde se enfatize a integração das diferentes áreas do conhecimento. 3) Analisar os planos de ensino das disciplinas que compõem o currículo do curso de Patologia Clínica da ETS/HCPA buscando informações sobre possíveis integrações conceituais nas diferentes áreas do conhecimento. 4) Organizar com os professores, as informações solicitados através de instrumento específico, a fim de aprofundar a análise das possíveis integrações conceituais entre as disciplinas, bem como, servir de parâmetro para acompanhamento e avaliação da aplicação da proposta em sala de aula. 5) Acompanhar as ações desenvolvidas na aplicação da proposta curricular em sala de aula, numa perspectiva de avaliação e planejamento de novas ações.


Situação: Concluído.

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (3).
Integrantes: Fabiano da Silveira Santos / Paulo Gilberto Simões DÁvila

Coordenador: José Claudio Del Pino.
Agência Financiadora: Sem Financiamento

 

Modelagem e implementação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Ciências.

 

Período: 1997 - Atual

 

Descrição: Proposição de ambientes de aprendizagem mediados por computador. Desenvolve-se a modelagem e implementação de tais ambientes utilizando como tema gerador os meios de produção de energia e seus impactos ambientais e sociais. Esses ambientes utilizam cenários fictícios, que unem as estratégias didáticas de jogo, resolução de problemas e simulação. No cenário Energos se estuda o potencial energético de uma certa região, permitindo a instalação de usinas termoelétrica a carvão, hidroelétrica, nuclear e pela utilização de energias alternativas. O cenário Carbópolis permite o estudo do fenômeno chuva ácida, que muitas vezes ocorre devido à produção de energia carboelétrica. Além disso, o cenário Carbópolis oferece uma atividade sobre poluição de cursos da água, mais especificamente, sobre eutrofização. Finalmente, no cenário Cidade do Átomo se pode estudar os possíveis impactos ambientais de uma usina atômica. Os ambientes são desenvolvidos em Delphi e Java, sob o conceito de software livre. Estão disponíveis no site da Área de Educação Química do Instituto de Química da UFRGS (http://www.iq.ufrgs.br/aeq).


Situação: Em andamento.

Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação (16).
Integrantes: Fernando Junges / Rafael de Castro Forte / Mário Régis Gonçalves/ Tatiana Zarichta Nichele / Luz Gustavo Frozi de Castro e Souza / Marcelo Leandro Eichler / Flávia de Oliveira Monteiro da Silva / Vinícius Viana / Fernando Lessa Pesa Filho / Juliano de Oliveira Guterres / Paulo Rafael Xavier/ Roberto Costa Araujo

Coordenador: José Claudio Del Pino.
Agência Financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior Pet Informática (CAPES), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e Empresa de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre - Auxílio financeiro e Bolsa.

 

Os discursos sobre inter, multi, pluri possibilidades de gestar as disciplinas e seus conteúdos.

 

Período: 2000 – 2002

 

Descrição: Procura-se através desta pesquisa localizar as falas sobre as disciplinas, as mudanças dentro das diferentes linhas de pesquisa que se apropriaram desta problemática e de que forma o discurso sobre multi/pluri/interdisciplinariedade ajudou a difundir pesquisas mistas entre disciplinas favorecendo as relações entre estas. Este projeto é, também, uma proposta de localização e redefinição dos termos e suas epistemologias, a influência dessas discussões no currículo, nos conteúdo e nas propostas acadêmicas, a inserção nas escolas, como existem nas escolas e como as dinâmicas escolares respondem a estes discursos. E, por fim, pretendemos localizar na década de noventa, especificamente, as propostas já aplicadas e as discussões dos pesquisadores que não compartilham da idéia de união disciplinar como estratégia de melhoria no tratamento escolar.

Situação: Concluído.

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (4).
Integrantes: Rochele de Quadros Loguercio / Andréia Zucolotto / Denise Hruby dos Santos/ Juliano de Oliveira Guterres/ Fabiano da Silveira Santos.

Coordenador: José Claudio Del Pino.
Agência Financiadora: Pró Reitoria de Pesquisa - Bolsa.

 

Avaliação da produção de material instrucional em química.

 

Período: 1998 – 1999

 

Descrição: Investigação sobre os resultados da aplicação da proposta de produção de material didático como estratégia de formação continuada de professores em exercício na rede escolar. Os materiais foram produzidos e analisados durante os cursos de extensão realizados pela AEQ, no âmbito do SPEC-93/95 e do Pró-Ciências-96-00. Os materiais são disponibilizados para os professores que realizam o curso para que vivenciem estratégias de utilização em sala de aula nas suas realidades de escola, a fim de que possam fazer uma avaliação sobre os diferentes aspectos/critérios da organização do material e sua aplicabilidade em contexto escolar. Outra ambiente utilizado para avaliação dos materiais são os cursos de extensão ministrados a estudantes de escolas públicas de nível médio e da Escola Técnica da UFRGS para estudantes dos cursos de química e biotecnologia. Entende-se que a produção e avaliação de material didático se configura como um processo cíclico que envolve professores universitários e estudantes de graduação, bolsistas de iniciação científica ou de extensão, e professores e estudantes da escola de nível básico.


Situação: Concluído.

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (3).

Integrantes: Rochele de Quadros Loguercio / Valdeli Camargo Barbosa / Vander Edier Ebling Samrsla / Marcelo Leandro Eichler / Ana Grace Pellenz

Coordenador: José Claudio Del Pino.

Agência Financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FASPERGS) e Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsa.

 

Formação continuada de professores de química no Rio Grande do Sul

 

Período: 1996 - 2000

 

Descrição: Curso de Curta Duração Ministrado - Extensão realizado em Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Gravataí, Palmeira das Missões, Bento Gonçalves, Guaíba, Osório, Santa Maria, Canoas, Santana do Livramento, Lajeado, Carazinho, Uruguaiana, Osório envolvendo 450 professores. Estes cursos são desenvolvidos no âmbito dos projetos SPEC-PADCT e PRÓ-CIÊNCIAS ambos financiados pela CAPES, e de eventos de natureza de congressos a nível regional e nacional. Neste cursos propõe-se a atualização do conhecimento do professor num processo reflexivo sobre sua prática de sala de aula. Oportuniza-se a análise e produção de material didático, e proposição de metodologias e organização curricular diferenciadas daquelas que tradicionalmente são utilizadas pelos professores em suas escolas.


Situação: Concluído.

Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação (9).
Integrantes: Rochele de Quadros Loguercio / Verno Krüger / Valdeli Camargo Barbosa / César Valmor Machado Lopes / Maira Ferreira / Marcelo Leandro Eichler / Regina Maria Herbert Ferreira / Michelle Camara Pizzato / Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira / Tânia Denise Miskinis Salgado / Eniz Conceição Oliveira / Evelyn Schroeder / Maria Terersa dos Santos

Coordenador: José Claudio Del Pino.
Agência Financiadora: Pró Ciências Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)  - Auxílio financeiro.

 

Fazendo educação através da química.

 

Período: 1993 – 1995

 

Descrição: Este projeto é constituído de cinco sub-projetos: 1. Cursos de Educação Química:cursos de extensão de pequena duração; curso de especialização de 400 horas; cursos especiais em disciplinas de química do curso de graduação da UFRGS (utilização de vagas sobrantes nas disciplinas); pretende-se também prestar assessoria às escolas quanto à estruturação curricular em ciências/química quanto à utilização pedagógica e técnica do laboratório de ensino ; 2. Interação da AEQ com os Alunos da Licenciatura em Química: avaliação do curso de química, proposição de um novo currículo e acompanhamento da implantação junto a Comissão de Graduação de Química; 3. Redefinição de Bases Curriculares e de Metodologia de Ensino de Ciências e Química: encontros de professores para a proposição, execução e avaliação das atividades desenvolvidas nas escolas ; 4. Ensino de Química no 2o Grau: Reflexões e Ações com Professores da Comunidade a partir de Proposta Referenciada pela História e Filosofia da Ciência: atividade desenvolvida no Colégio de Aplicação da UFRGS envolvendo professores da escola e de outras escolas públicas de Porto Alegre ; 5. Produção de Materiais Didáticos: produção de material didático de apoio aos professores de química, distribuição de um informativo bimestral com propostas de química do cotidiano e experimentação. Nestas diferentes ações busca-se um diagnóstico da realidade de ensino de ciências/química, identificação de propostas inovadoras para o ensino de química e sua disseminação, com posterior avaliação e reestruturação das propostas.


Situação: Concluído.

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (1).
Integrantes: Edni Oscar Schroeder  Regina Herbert / Rochele de Quadros Loguercio / Áttico Inácio Chassot / Verno Krüger / César Valmor Machado Lopes / Marcelo Leandro Eichler / Antônio Sérgio Milagre / Tânia Denise Miskinis Salgado / Eniz Conceição Oliveira

Coordenador: José Claudio Del Pino.
Agência Financiadora :  Sub Programa Para o Ensino de Ciências Coordenação de Apoio Ao Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Auxílio financeiro.

 

Proposta de ensino de química compatível com as características das cidades periféricas da grande Porto Alegre.

 

Período: 1992 – 1994

 

Descrição: Ações desenvolvidas com professores da 28a Delegacia de Educação-Gravataí/RS com o objetivo de estruturação de propostas para a organização e operacionalização do currículo de química, no nível fundamental e médio, nas escolas da região. Este projeto teve origem no projeto desenvolvido pela AEQ no âmbito do SPEC-91/93. Neste projeto privilegia-se a construção de uma proposta para o ensino de ciências na oitava série do ensino fundamental, considerando-se esta como série final deste nível de escolaridade e espaço de entendimentos básicos e fundamentais das ciências físicas e químicas que poderão se constituir facilitadores da compreensão de fenômenos cotidianos do aluno e de estudos posteriores nestas áreas específicas do conhecimento. Propõe-se uma grade curricular numa concepção de currículo aberto, que depende dos conhecimentos prévios dos estudantes e de suas motivações para estudar ciências, que muitas vezes está colado ao seu cotidiano, e se disponibiliza materiais didáticos para a operacionalização da proposta em sala de aula.


Situação: Concluído.

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (1).
Integrantes: Edni Oscar Schroeder / Regina Maria Herbert Ferreira / Eniz Conceição Oliveira / César Valmor Machado Lopes

Coordenador: José Claudio Del Pino.
Agência Financiadora: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) - Auxílio financeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curso de Especialização em Educação Química.

Período: 1990 - 1999

Descrição: Curso de Pós-graduação latu sensu de 400 h/a realizado em Porto Alegre envolvendo 95 professores. Foram desenvolvidas oito edições do curso no período de 1990 até 1999. Os professores participantes são oriundos de diferentes regiões do Rio Grande do Sul e de estados vizinhos. Estes ao final do curso devem ter uma produção bibliográfica no formato de uma monografia, que permita a proposição de estratégias de ensino, de organização curricular e de produção de material didático. A execução do curso possibilita a constituição de uma equipe de professores de diferentes unidades da UFRGS, Instituto de Química, Faculdade de Educação, Colégio de Aplicação, e de outras Instituições de Ensino Superior.


Situação: Concluído.

Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação (5) / Especialização (15) .

Integrantes: Edni Oscar Schroeder / Rochele de Quadros Loguercio / Áttico Inácio Chassot / Verno Krüger / César Valmor Machado Lopes / Maira Ferreira / Marcelo Leandro Eichler / Roque Moraes / Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira / Antônio Sérgio Milagre / Tânia Denise Miskinis Salgado / Eniz Conceição Oliveira / Nádya Pesce da Silveira / Edson Lindner

Coordenador:  José Claudio Del Pino.
Agência Financiadora: Sem Financiamento.

 

Ações integradas entre os Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Colégio de Aplicação da Faculdade de Educação junto às escolas públicas de Porto Alegre e arredores com vista a transformações metodológicas e curriculares no Ensino de Química

 

Período: 1991 – 1993

 

Descrição: Este projeto é constituído de quatro sub-projetos: 1. Cursos de Educação Química: cursos de extensão de pequena duração; curso de especialização de 400 horas; cursos especiais em disciplinas de química do curso de graduação da UFRGS (utilização de vagas sobrantes nas disciplinas); 2. Redefinição de Bases Curricular s e Metodológicas do Ensino de Química Junto a Professores de Química Vinculados e a 28 DE/SEC/RS: encontros de professores para a proposição, execução e avaliação das atividades desenvolvidas nas escolas ; 3. Universidade e Escolas Públicas: Reflexão sobre o Ensino de Química Referenciado pela História e Filosofia da Ciência e Elaboração de Proposta de Ensino para Alunos de 2 Grau: atividade desenvolvida no Colégio de Aplicação da UFRGS envolvendo professores da escola e de outras escolas públicas de Porto Alegre ; 4. Produção de Material Didático: produção de material didático de apoio aos professores de química, distribuição de um informativo bimestral com propostas de química do cotidiano e experimentação. Nestas diferentes ações busca-se um diagnóstico da realidade de ensino de ciências/química, identificação de propostas inovadoras para o ensino de química e sua disseminação, com posterior avaliação e reestruturação das propostas.


Situação: Concluído.

Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (6).
Integrantes: Edni Oscar Schroeder / Áttico Inácio Chassot / César Valmor Machado Lopes / Odone Gino Zago Neto / Marcos Henrique Hahn Calvete / Marcelo Leandro Eichler / Antônio Sérgio Milagre / Tânia Denise Miskinis Salgado

Coordenador: José Claudio Del Pino.
Agência Financiadora: Sub Programa Para o Ensino de Ciências Coordenação de Apoio Ao Pessoal de Ensino Superior (CAPES) - Auxílio financeiro.