ÁGUAS (César Lopes) - Neste livro, a ÁGUA é utilizada como tema gerador, pela sua relação com o cotidiano das pessoas e também por permitir um amplo espectro de abordagens necessárias para uma possível conscientização dos alunos sobre a importância e os problemas crescentes no abastecimento e suprimento às populações. Na primeira parte temos três capítulos que abordam a ESTRUTURA DA ÁGUA, a ÁGUA DA CHUVA e o TRATAMENTO DA ÁGUA, propiciando discussões que vão desde conceitos fundamentais da química - modelos atômica, modelos de ligação química, propriedades físicas e químicas das substâncias, forças intermoleculares, soluções, reações ácido-base, entre outros - até discussões que envolvem problemas ambientais e de saúde pública. A segunda parte do livro apresenta uma proposta de ensino referenciada em Piaget onde, ao lado dos conteúdos , são também discutidas questões metodológicas e propostas de atividades específicas que priorizam as ações do aluno e as relações com o cotidiano, componentes motivadores para a aprendizagem. Esta opção metodológica não deve ser vista como receita para aplicação direta na sala de aula. Prevê, isto sim, a ação do professor no sentido de transformar as atividades e adaptá-las a sua realidade. Editora: Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul.
APRENDENDO QUÍMICA (Romanelli) - APRENDENDO QUÍMICA é fundamentada em experimentos e atividades planejadas de forma a favorecer aos alunos o exercício de observar, indagar e avaliar dados, tirar conclusões a respeito de fenômenos, dentre outras habilidades. Há muitas atividades planejadas para que os alunos trabalhem em equipe de forma que, assistidos e coordenados pelo professor, desenvolvam também habilidades como as de comunicação e discussão. Nessas circunstâncias, os alunos podem aprender a admitir e respeitar idéias diferentes, exercitar a argumentação e desenvolver o pensar e o espírito de cooperação. O conteúdo químico foi selecionado visando propiciar aos alunos condições de compreender alguns dos fundamentos básicos dos fenômenos químicos envolvidos em sua vida e foi organizado estabelecendo relações explícitas entre os diversos tópicos onde cada um emerge em função da necessidade de explicação de um anterior. Nesse sentido, nosso principal objetivo foi dar condições aos alunos para participar ativamente de seu processo de aprendizagem, o que acreditamos ser essencial para que eles aprendam significativamente o conteúdo de Química. Editora UNIJUÍ.
OS FERRADOS E OS CROMADOS (Lutfi) - Delineando os conceitos que explicarei, devo colocar que essa pesquisa em ensino de química se assentará no conhecimento do trabalho desenvolvido dentro de indústrias metalúrgicas que fazem eletrodeposição de metais, a que chamarei de indústrias galvânicas, e no curso de química não técnico, que desenvolvi com alunos do curso diurno e noturno de primeira série do segundo grau de escolas estaduais da cidade de São Paulo. O que se busca saber é se a preocupação com as questões sociais é passível de ser despertada relacionando-se os conceitos adquiridos em sala de aula com as condições de trabalho humano em que esses conhecimentos são utilizados em nossa sociedade. É saber como se dá a produção social e a apropriação privada do conhecimento químico. Para tanto, este livro constará de um capítulo em que se apresentará o quadro em que as indústrias galvânicas trabalham, com relevância para o conhecimento de química envolvido nesse processo e um segundo capítulo em que se situará o conjunto de textos e práticas de laboratório, desenvolvidos durante os quatro bimestres, em uma primeira série do segundo grau. Editora UNIJUÍ.
INTERAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES I (GEPEQ - ALUNO) - Neste livro, a visão mágica e pessimista do conhecimento de química será substituída por uma visão mais compreensiva e otimista. Estamos propondo estudar a química através de temas extraídos do seu cotidiano. A partir do conhecimento que já tem, de suas experiências vividas e adquiridas no dia-a-dia, este livro trabalhará visando construir, ou reconstruir, idéias sobre o mundo físico e as transformações que nele ocorrem, levando-o a perceber como os conceitos são elaborados. A Química, como toda ciência, tem uma linguagem própria e convencional para representar os seus eventos, por meio da qual os químicos de todo o mundo se comunicam e se entendem. Você também poderá aprender esta linguagem. Não irá construir ou reconstruir conhecimento inútil, mas aprenderá a ler o mundo, no qual você faz parte, de uma ou outra maneira, usando um outro tipo de óculos - os óculos químicos. Esta construção, ou seja, elaborar o seu conhecimento, sempre se dará por meio de intenso trabalho pessoal e coletivo. Uma sucessão de Interações e Transformações. Editora EDUSP.
INTERAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES I (GEPEQ - PROFESSOR) - A idéia básica que norteou a elaboração deste livro foi a de que o ser humano está em constante transformação, sendo esta o resultados da interação entre fatores biológicos e o ambiente. O processo de aprendizagem seria caracterizado por contínua construção e reconstrução do conhecimento, a partir de experiências vivenciadas pelos alunos. O professor, o material instrucional e o ambiente educacional atuariam nesse processo como facilitadores da elaboração e reconstrução do conhecimento. Assim é este Guia do Professor: não um receituário ou manual de respostas, mas um elemento propiciador de análise, reflexão e aplicação desta concepção pedagógica. Nele, o professor encontrará a fundamentação teórica desta concepção, parte muito importante, pois explicita a ideologia educacional assumida e seguida em todo o processo. Este processo de construção e reconstrução será feito através de itens (ativadores experimentais ou não). Cada item, pequeno "tijolo" na construção dos módulos (edifício), terá seu papel justificado. Além disso, o professor encontrará diferentes sugestões para desenvolvimento das atividades e comentários sobre como trabalhar as questões levantadas. Dessa forma o professor terá oportunidade de analisar aplicações da fundamentação teórica, aprofundando seus conhecimentos sobre as teorias de aprendizagem e desenvolvimento consideradas. Editora EDUSP.
INTERAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES II (GEPEQ - ALUNO) - Fruto do trabalho desenvolvido pelo GEPEQ, o livro Interações e Transformações II contribui para reforçar o ensino de Química no ensino médio. Este livro retoma e aprofunda conceitos já explicados nos módulos básicos, além de desenvolver outros, considerados relevantes, quando os fenômenos estudados o exigirem. A transformação química é abordada, de forma integrada, numa visão termodinâmica (no qual se salienta o aspecto extensão do fenômeno) e numa visão cinética (na qual se estuda o aspecto rapidez da transformação do fenômeno). A interação aluno-professor permanece elemento fundamental nessa nova proposta de ensino, à medida que se associa o ensino de química aos fatos do cotidiano do aluno (que, por exemplos palpáveis, percebe o que está expresso abstratamente em conceitos e fórmulas), e o professor atua como orientador do processo de aprendizagem. Para alcançar uma aprendizagem ótima, é fundamental que o aluno realize as atividades propostas pelo livro, que reflita sobre as questões apresentadas, e que solucione os problemas, com a orientação do professor pedagógico. Editora EDUSP.
INTERAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES II (GEPEQ - PROFESSOR) - Interações e Transformações II é resultado do trabalho de pesquisa do GEPEQ. Neste livro são retomados e aprofundados conceitos explicados nos módulos básicos e desenvolvidos outros, julgados relevantes conforme os fenômenos estudados. A transformação química é abordada numa visão termodinâmica e numa cinética: na primeira, as diferenças energéticas entre os estados inicial e final da transformação podem determinar a extensão do fenômeno e, na segunda, a rapidez da transformação poderá ser encarada dentro dos mecanismos explicativos possíveis. Desenvolvem-se conceitos específicos que interligam conceitos já construídos nos módulos básicos com outros a serem construídos nos intercambiáveis. Este Guia do Professor traz orientações de como utilizar o Livro do Aluno, com o objetivo de cada atividade, sugestões pedagógicos e de planejamento, e contém informações para que o professor possa implementar a proposta de ensino e, ao mesmo tempo, redimensionar sua própria forma de atuação docente. Editora EDUSP.
INTERAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES III (GEPEQ - ALUNO) - Dando continuidade ao material didático elaborado, o GEPEQ propõe-se, neste e em outros três volumes, a mostrar como o conhecimento química (visão macroscópica seguida da microscópica) contribui para a sobrevivência do ser humano (cotidiano). O Homo sapiens descobriu o fogo, os alimentos (coleta aleatória) e a força das águas, dos ventos etc. A seguir, o Homo faber inventou a produção e o controle do fogo e de outras formas de energia; a agricultura; a criação de animais (alimentos), de ferramentas (metalurgia), de utensílios (cerâmica, vidro) e de abrigos (vestuário e moradia), e os meios de transporte e de comunicação etc. Para isso, ele usou como fonte de materiais a Atmosfera, a Hidrosfera, a Litosfera e a Biosfera. O tema deste volume é a Atmosfera como fonte de materiais para a sobrevivência do homem. Serão estudados a origem e evolução da atmosfera; o comportamento dos gases; os fenômenos de oxidorredução; a obtenção de nitrogênio e oxigênio, e a síntese de materiais importantes para suprir novas necessidades, por exemplo, a amônia, o ácido nítrico, a soda, os fertilizantes e os explosivos. A seguir, explica-se, dentro do modelo de partículas, o comportamento dos gases. Mostra-se também que o ser humano, no afã de produzir e utilizar novos materiais, introduz na Atmosfera produtos que a transformam (poluição). Finalizando, através do ciclo do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico explica-se como seres vivos e a atmosfera interagem a fim de manter a vida e a sobrevivência do ser humano. Editora EDUSP.
INTERAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES III (GEPEQ - PROF.) - O módulo - Atmosfera - faz parte de um conjunto de módulos intercambiáveis (Atmosfera, Hidrosfera, Litosfera e Biosfera), que podem ser utilizados em qualquer seqüência. Caso o professor não tenha utilizado os livros I e II, poderá, a seu critério usar este módulo "Atmosfera", pois ele coloca os temas do conhecimento químico na dimensão da sobrevivência do ser humano. O GEPEQ considera que o "cotidiano" não está ligado a curiosidades e informações momentâneas, mas sim a temas gerais como Química e Sobrevivência. Este guia apresenta aspectos históricos, em que se mostra, explicitamente, a evolução das idéias e conceitos, mapas conceituais, tabelas com os conceitos elaborados, retomados, algumas sugestões de trabalho, considerações sobre a experimentação no ensino de Química, sugestão de experiências, atividades extras que visam a trabalhos extraclasses, bem como outras informações relevantes para o trabalho como o módulo, e resolução de alguns exercícios. Editora EDUSP.
POLUIÇÃO DO AR E LIXO (César Lopes) - Neste livro apresentamos duas propostas que envolvem as questões ambientais, os conteúdos químicos, as questões sociais, políticas e econômicas. A primeira proposta aborda a POLUIÇÃO DO AR, através de artigos de jornais e revistas. Neste trabalho são abordados temas químicos/biológicos/sociais diretamente envolvidos na geração e controle da poluição atmosférica. A ênfase desta é justamente a possibilidade de desenvolver temas de relevância social utilizando materiais impressos de ampla circulação e procurando ampliar as possibilidades de "leitura do mundo" de cada cidadão. A segunda proposta utiliza o LIXO como tema gerador para o ensino de química. Este tema propicia o estabelecimento de relações muito claras da Química que estuda a matéria e suas transformações com o cotidiano das cidades modernas. Esperamos contribuir um pouco para ultrapassar a visão de ambiente, como por exemplo, desencadeando uma discussão mais qualificada sobre o mundo de hoje e a construção do amanhã. Editora: Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul.
QUÍMICA PARA O MAGISTÉRIO (Ambrogi) - A Química é o campo da ciência fundamentalmente ligado ao estudo da matéria e suas transformações, sendo fonte inesgotável de subsídios para o desenvolvimento das habilidades de observar, coletar, comparar, agrupar e interpretar dados, fazer suposições, planejar e realizar experimentos, justificando a abordagem de seus temas já a partir das séries elementares. Utilizando essas habilidades, QUÍMICA PARA O MAGISTÉRIO é uma obra inovadora que apresenta os fenômenos químicos de forma a permitir a você, futuro professor, a perfeita compreensão dos temas que serão posteriormente abordados em sala de aula no desempenho de sua profissão, além de oferecer sugestões de atividades que possibilitarão a seus alunos um maior aproveitamento da matéria. Editora Harba Ltda.
QUÍMICA NA SOCIEDADE (Mól) - Este livro foi elaborado pelo grupo PEQS, Projeto de Ensino de Química em um Contexto Social, com o objetivo de compatibilizar o conteúdo programático de química do PAS (Programa de Avaliação Seriada para o ingresso na Universidade de Brasília) com contexto educacional das escolas de ensino médio. Pretende-se com ele preparar o aluno para o exercício consciente da cidadania, por meio do conhecimento de conceitos químicos básicos e das implicações sociais da química. O livro incorpora os pressupostos educacionais do Programa PAS. Assim, os conteúdos são introduzidos a partir de idéias prévias dos alunos, em uma abordagem investigativa, privilegiando a apresentação do conteúdo, partindo-se do seu nível macroscópico para o nível microscópico, usando o nível representacional. Utilizamos, ainda, modelos físicos para facilitar a aprendizagem e introduzimos atividades dirigidas que permitem a elaboração dos conceitos, os quais são sistematizados cientificamente somente após a exploração prévia do aluno. Apresentamos diversas experiências no livro que facilmente podem ser realizadas em sala de aula, mesmo que a escola não tenha laboratório. Estas experiências não são apenas para ilustrar o conhecimento estudado, mas para permitir o seu aprendizado, tornando o ensino menos abstrato. Editora UnB.
COTIDIANO E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA (Lutfi) - A proposta, que ora apresentamos, é concebida e desenvolvida para propor um Curso de Química Orgânica e que se torne conhecida, por grande número de professores e acadêmicos, pelo interesse que desperta. A proposta de se trabalhar Aditivos e Conservantes em Alimentos, como a base de Ensino de Química, mostra-se adequada ao tipo de Curso (Química Orgânica) e também para uma mudança radical de Ensino de Química. Ela permite desenvolver o "conteúdo" e ainda permite discutir a função da "Química" na Sociedade em que vivemos. A metodologia adotada envolve, essencialmente, os alunos na "busca de informações" sobre os assuntos claramente do cotidiano. Nesta busca de informações e na sala de aula, junto aos colegas e o professor, "recebe subsídios para compreender a sociedade a que pertence". Editora UNIJUÍ.
QUÍMICA (BELTRAN) - Destaca-se os principais problemas do ensino de Química: memorização excessiva, programas muito extensos, falta de atividades experimentais, a ausência de conexão entre os fatos, teorias, leis e modelos que são apresentadas ao aluno. Um tópico especial refere-se ao problema do laboratório: como deve ser usado, como deve ser incorporado à teoria e como deve ser avaliado. Privilegiar os conceitos fundamentais da Química e salientar a construção deles a partir do observável, condições julgadas necessárias à compeensão dessa ciência. Tais conceitos são tratados nos tópicos: materiais da natureza, substâncias, teoria atômico-molecular, cálculo estequiométrico, materiais e fenômenos elétricos, tabela periódica, ligações químicas, química e energia. Editora Cortez.
QUÍMICA 1 (Maldaner) - Química 1 apresenta um roteiro para o processo do ensino/aprendizagem entendido como educação através do debate e discussão em que se envolvam professores e alunos à busca do melhor entendimento da Química em sua essência, que é a transformação das substâncias. Sugere-se para tanto, seqüências de atividades, com vistas ao entendimento progressivo dos símbolos utilizados pela Química, dos procedimentos metodológicos, das explicações e principais teorias capazes de esclarecer sobre os fenômenos vivenciados e de oportunizar a previsão e a provocação de novas situações. Editora UNIJUÍ.
QUÍMICA II (Maldaner) - Química 2 dá prosseguimento à Construção de Conceitos Fundamentais iniciada em Química 1, desta mesma coleção. Estrutura-se, aqui, o ensino em seqüência de atividades sobre as quais se desenvolvem o debate e discussão entre professores e alunos com vistas ao entendimento da transformação de substâncias, especificante no processo de solução, do envolvimento de energia nas reações químicas, da velocidade em que se dão tais reações, da reversibilidade delas nas posições de equilíbrio, da interconversão entre energia química, elétrica e térmica. Editora UNIJUÍ.

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