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Tais
características são importantes em programas de computador: |
O
software Carbópolis apresenta tais características: |
Exemplos
do dia a dia dos alunos são utilizados para demonstrar a validade dos conceitos
científicos abordados no material didático. |
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Os
conceitos científicos são apresentados sob vários enfoques estimulando uma análise
multidisciplinar dos mesmos. |
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A
apresentação dos conceitos científicos é feita de tal forma que se passa a idéia de
que eles são representações da realidade. |
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São
propostos projetos de investigação. |
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As
representações da realidade, através de teorias e modelos, são desenvolvidas como um
processo histórico em construção. |
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A
explicação dos conceitos está adequada ao que o aluno já sabe e é capaz de aprender. |
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Os
conceitos estão articulados com habilidades ou conhecimentos já adquiridos pelo
estudante. |
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São
utilizadas analogias na apresentação dos conceitos. |
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Os
conceitos científicos presentes no material didático são desenvolvidos a partir de
temas do dia a dia dos alunos. |
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Os
textos apresentam uma linguagem acessível para a escolaridade dos alunos. |
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Os
textos possuem palavras ou expressões grifadas que remetem a outros textos, permitindo
avançar ou retroceder a leitura dos mesmos, sem que se perca sua compreensão. |
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Os
conceitos são apresentados de forma muito simplificada distorcendo seu significado. |
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O
software possibilita o controle de variáveis e parâmetros na representação das
teorias, leis e modelos, permitindo a simulação da realidade. |
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O
software utiliza demonstrações ou animações dos fenômenos para desenvolver os
conceitos científicos. |
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O
software utiliza estratégias de resolução de problemas para desenvolver os conteúdos. |
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O
software possui uma função de auxílio, por exemplo Help ou Ajuda, que orienta o
usuário a trabalhar com o programa. |
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O
software possui documentação escrita que auxilia o usuário a trabalhar com o programa. |
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O
software possui gráficos (de coordenadas, colunas, setores, etc.) para serem
interpretados. |
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O
software apresenta tabelas para serem comparadas e interpretadas. |
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O
software permite que através de experiências simuladas possam ser coletados dados para a
construção de tabelas e gráficos. |
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No
software são fornecidos informações, sobre as quais são feitas perguntas para o
usuário. Cada pergunta contém uma faixa limitada de respostas pré-determinadas. A
partir das respostas é apresentada a explicação ou a expansão de um conceito. |
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No
software, um problema e sua solução são apresentados. A seguir são sugeridos problemas
similares para serem resolvidos. Uma nova etapa somente será desenvolvida quando o
usuário apresentar a solução correta do problema. |
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No
material didático, os recursos visuais (por exemplo, figuras ou esquemas) apresentados
auxiliam a compreensão dos conceitos. |
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No
software, os recursos visuais apresentados possuem excesso de informação, "poluindo
visualmente" a tela. |
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No
software, as atividades realizadas podem ser armazenadas no computador e posteriormente
recuperadas. |
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As
atividades previstas no material didático podem ser realizadas sem seguir uma ordem
pré-definida. |
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