Ficha de avaliação

Agradecemos seu interesse por Carbópolis!

A ficha de avaliação abaixo possui uma relação de características que norteiam, em geral, a confecção de materias didáticos. Atualmente estamos desenvolvendo um instrumento de avaliação para softwares educacionais embasados em tais critérios. Nesse sentido, precisamos verificar as opiniões e a validade das características por nós selecionadas. Assim, pedimos a gentileza de você responder a ficha a seguir. Alguns campos do questionário são compostos por alternativas, quando isso ocorrer clique sobre a janela e escolha sua opção.

Dados Pessoais
Nome:

e-Mail:

Sexo:

Idade:

Você está no magistério há anos.

Você leciona em:

Você leciona em escola de nível:

Você é professor de:

Seu regime de trabalho é:

Em sua escola:

Na coluna da esquerda constam as características que poderiam orientar a avaliação de softwares educacionais. Nas alternativas da coluna do meio você pode manifestar sua opinião sobre a validade de cada uma dessas características. Finalmente, na coluna da direita as alternativas estão relacionadas à presença de tais características no software Carbópolis.  Para escolhar uma das alternativas clique sobre o janela e escolha sua opção.

CARACTERÍSTICAS

Tais características são importantes em programas de computador:

O software Carbópolis apresenta tais características:

Exemplos do dia a dia dos alunos são utilizados para demonstrar a validade dos conceitos científicos abordados no material didático.

Os conceitos científicos são apresentados sob vários enfoques estimulando uma análise multidisciplinar dos mesmos.

A apresentação dos conceitos científicos é feita de tal forma que se passa a idéia de que eles são representações da realidade.

São propostos projetos de investigação.

As representações da realidade, através de teorias e modelos, são desenvolvidas como um processo histórico em construção.

A explicação dos conceitos está adequada ao que o aluno já sabe e é capaz de aprender.

Os conceitos estão articulados com habilidades ou conhecimentos já adquiridos pelo estudante.

São utilizadas analogias na apresentação dos conceitos.

Os conceitos científicos presentes no material didático são desenvolvidos a partir de temas do dia a dia dos alunos.

Os textos apresentam uma linguagem acessível para a escolaridade dos alunos.

Os textos possuem palavras ou expressões grifadas que remetem a outros textos, permitindo avançar ou retroceder a leitura dos mesmos, sem que se perca sua compreensão.

Os conceitos são apresentados de forma muito simplificada distorcendo seu significado.

O software possibilita o controle de variáveis e parâmetros na representação das teorias, leis e modelos, permitindo a simulação da realidade.

O software utiliza demonstrações ou animações dos fenômenos para desenvolver os conceitos científicos.

O software utiliza estratégias de resolução de problemas para desenvolver os conteúdos.

O software possui uma função de auxílio, por exemplo Help ou Ajuda, que orienta o usuário a trabalhar com o programa.

O software possui documentação escrita que auxilia o usuário a trabalhar com o programa.

O software possui gráficos (de coordenadas, colunas, setores, etc.) para serem interpretados.

O software apresenta tabelas para serem comparadas e interpretadas.

O software permite que através de experiências simuladas possam ser coletados dados para a construção de tabelas e gráficos.

No software são fornecidos informações, sobre as quais são feitas perguntas para o usuário. Cada pergunta contém uma faixa limitada de respostas pré-determinadas. A partir das respostas é apresentada a explicação ou a expansão de um conceito.

No software, um problema e sua solução são apresentados. A seguir são sugeridos problemas similares para serem resolvidos. Uma nova etapa somente será desenvolvida quando o usuário apresentar a solução correta do problema.

No material didático, os recursos visuais (por exemplo, figuras ou esquemas) apresentados auxiliam a compreensão dos conceitos.

No software, os recursos visuais apresentados possuem excesso de informação, "poluindo visualmente" a tela.

No software, as atividades realizadas podem ser armazenadas no computador e posteriormente recuperadas.

As atividades previstas no material didático podem ser realizadas sem seguir uma ordem pré-definida.

 

Algum outro comentário, favor nos envie um e-mail:

aeq@iq.ufrgs.br

Volta