Energia nuclear está ultrapassada, diz especialista.

Rio de Janeiro, Brasil - Um dos maiores especialistas do mundo em direito ambiental e rejeitos radioativos, o francês Michel Prieur, professor da Universidade de Limoges, disse em um evento no Rio que as usinas nucleares já fazem parte do passado. "Isso é algo do Século 20 e não do 21", afirmou.

Segundo Prieur, que veio ao Rio para participar de um seminário sobre o assunto, organizado pela Procuradoria Geral da República, até agora não se encontrou uma solução para o problema dos rejeitos radioativos. "Não há nada que proteja completamente o meio ambiente desses rejeitos", observou.

Por causa desses problemas, os países europeus estão progressivamente deixando a energia nuclear e lado e procurando soluções alternativas para a questão da energia.

Ele citou como exemplos Bélgica, Áustria, Itália, Suécia e Alemanha. "O Canadá também fechou sete usinas em 1997 e os EUA não constróem mais usinas", completou.
A Franca está seguindo o mesmo caminho, segundo o especialista. "Nossa saída será mais lenta, pois os franceses são mais dependentes da energia nuclear", disse.
Prieur também enfatizou que há necessidade de se usar de forma mais racional a energia. Para isso serão necessários programas de reeducação da população.

Adaptado de:
O Estado de São Paulo, 06 de Outubro de 2000.