Ampliação de Carbópolis anima lideranças.

Produção de carvão na mina de Carbópolis será ampliado.

A implantação da fase C da Usina Termelétrica de Carbópolis por parte da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica é vital para a região, segundo o prefeito de Carbópolis e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Carbonífera, Luiz Fernando Cannavaro. Conforme o prefeito de Carbópolis, isso comprova o sucesso da política externa do governo, que está atraindo investimentos externos. Com o início das obras serão gerados 4,5 mil empregos diretos e indiretos e 350 empregos fixos para a operação e a manutenção da usina.

Cannavaro afirma que o futuro da região é promissor, mesmo que a situação atual da economia às vezes fique à beira do dramático, em função da falta de indústrias para a geração de empregos e a crise no setor primário. Ele diz que nas últimas décadas faltaram investimentos e a melhor compreensão dos governos.

 

O presidente do Comitê da Fruticultura do Noroeste, deputado federal Alfonso Kahn, também ressalta a importância para a região da ampliação da matriz energética da Fase C de Carbópolis. Kahn destaca, ainda, os projetos de produção de biodiesel e da energia eólica em municípios das regiões noroeste e sul. O presidente do Comitê observa também, na área do conhecimento, a recuperação financeira da Universidade da Região Carbonífera, que passa por um processo de publicização. Kauhn, ex-diretor da Empresa Pública de Extensão Rural de Energos, critica, por outro lado, setores do empresariado que hoje preferem investir em poupança em vez de em novos empreendimentos, capazes de viabilizar o desenvolvimento econômico da Região Carbonífera. Kahn prevê, a longo prazo, o crescimento do turismo e surgimento de novos roteiros.

Adaptado de:
Correio do Povo, 11 de Maio de 2006.